Persona: Aprenda o que é e como criar? Saiba tudo sobre o assunto

Saiba o que é como criar uma Persona e vejo os resultados no para o seu negócio

Quem já trabalhou com comunicação, seja no marketing, publicidade e propaganda ou simplesmente em algum trabalho de divulgação de mídia, com certeza, já foi questionado sobre qual o público-alvo deseja impactar. Mas, e persona, você já ouviu falar?

Isso porque entender o consumidor é essencial tanto para a criação do produto quanto para orientar o caminho na obtenção de novos clientes.

No marketing digital, por exemplo, a produção de material para mídias sociais ou blogs de uma determinada empresa é facilitada pela utilização de um recurso que possibilita o direcionamento do serviço: a criação de personas. Em outras palavras, a criação de um personagem que represente seu cliente ideal, baseado em suas  principais características.

Criar uma – ou mais – personas pode tornar-se um processo mais fácil, quando você sabe quais perguntas precisa responder. Com a persona em mãos, basta utilizar as informações obtidas, de forma produtiva, direcionando as ações àquele perfil específico.

Por isso, nesse artigo, iremos abordar qual a função de uma persona; qual sua importância para a obtenção de resultados e ainda te ensinar a criar o cliente ideal para orientar quais ações devem ser tomadas pela sua empresa. Confira!

O que são Personas

Uma persona é uma representação do seu cliente ideal.

É estruturada com base em dados reais dos clientes. Comportamento, personalidade, informações, conceitos demográficos. É importante também criar uma história pessoal, que deve envolver, por exemplo, motivações, anseios, objetivos e preocupações com o futuro.

Para saber se uma persona foi bem definida, é preciso que você consiga identificar, rapidamente, características dos seus potenciais consumidores. Ou seja:

  • Você consegue enxergar seu público alvo naquele personagem?
  • Por onde devo começar?

Se você possui uma base de cadastro de clientes, pode ser um bom lugar para iniciar o processo! Mesmo com diferentes perfis, você consegue investigar mais a fundo e verificar quais características são mais presentes entre seus consumidores.

É importante também focar nos clientes insatisfeitos com seu serviço, assim você identifica os problemas que estão interferindo na aproximação do cliente com a marca/produto.

As redes sociais ajudam bastante na elaboração do perfil dessa persona. Acesse as redes sociais dos seus clientes, satisfeitos e insatisfeitos e verifique o conteúdo de interesse que eles compartilham. Isso certamente vai ajudar!

persona

A Importância de definir a Persona

Você já recebeu um e-mail marketing de uma loja ou serviço que não tem absolutamente nada a ver com você e pensou: porque eu estou recebendo isso? Esse é um grande exemplo de falta de planejamento. As personas servem para evitar esse tipo de desperdício de tempo e material.

As personas são parte fundamental de qualquer estratégia de marketing para que a mensagem correta seja direcionada e, assim, a empresa obtenha melhores resultados; caso contrário é possível que suas ações se percam e você não fale a mesma língua que o cliente, oferecendo produtos que não o interessam, quando poderia estar oferecendo algo que a persona realmente precisa.

Pensando nisso, listamos alguns dos motivos pelo qual a criação de personas torna-se tão importante. São elas:

  • Definir qual conteúdo você deve produzir
  • Entender os hábitos de consumo dos potenciais clientes
  • Determinar o estilo de conteúdo e linguagem será utilizado
  • Criar estratégias de marketing digital de acordo com o público a ser atingido

Diferença entre Persona e Público-Alvo

É comum que esses dois termos se confundam, no entanto, acreditem, não são a mesma coisa. Vamos entender de forma prática:

Público-alvo 1: Homens e mulheres, com idade entre 20 e 35 anos, classe média, solteiros, com formação acadêmica, que goste de viajar e que pretenda melhorar sua capacitação profissional através de projetos beneficentes e estudos no exterior.

Persona 1: Juliana tem 24 anos, é solteira, recém-formada em medicina veterinária e sonha em cursar uma pós-graduação no exterior. Adora viajar e está buscando um equilíbrio entre os estudos e o trabalho voluntário, já que procura sempre participar de causas a favor dos animais. No momento está em busca de uma agência de viagens que ofereça os melhores planos de intercâmbio nos Estados Unidos.

Público-alvo 2: Homens e mulheres que moram em São Paulo, com mais de 19 anos. Ensino médio completo, ainda não deram início ao ensino superior e têm como principal fonte de informação a internet.

Persona 2: Arthur tem 25 anos, mora em São Paulo e trabalha como atendente em uma loja dentro do shopping. Tem o ensino médio completo e, apesar de não ter em mente uma profissão, deseja iniciar estudos numa faculdade e encontrar um emprego melhor. Por trabalhar bastante e ter pouco tempo disponível, busca informação pelo celular, em aplicativos ou rede social. Em seu trabalho, conversa com muitas pessoas e conhece muitas histórias que o incentivam a cursar uma faculdade.

Público-alvo 3: Homens e mulheres, que moram nas capitais brasileiras. Acima de 30 anos, com salário superior à R$5 mil, buscam um ensino de qualidade para seus filhos.

Persona 3: Fernanda é advogada, mora e trabalha no Distrito Federal. É uma mulher independente e extremamente ocupada. Com dois filhos, um de 6 e outro de 8 anos, Gustavo e Bruno. Atualmente seu principal objetivo é encontrar uma escola com ensino de qualidade e em período integral para que as crianças não fiquem sozinhas ou ociosas durante o dia. O valor das mensalidades não é problema, desde que o ensino seja de qualidade e ela concorde com a metodologia aplicada.

Persona vs Público-Alvo

O público-alvo é, no geral, uma parcela da sociedade para a qual você oferece seus produtos e serviços, mas que você não tem informações aprofundadas. A persona é uma representação personalizada do que você enxerga como sendo seu cliente ideal.

À primeira vista, pode parecer a mesma coisa, porém, na hora de criar estratégias de vendas, é mais viável vender diretamente para a Juliana, para a Fernanda ou para o Arthur, do que para um extenso público-alvo.

É importante ter em mente também que seus consumidores não precisam ser limitados à apenas uma persona. Caso você tenha um serviço segmentado, o ideal é que você defina diferentes personalidades com as quais pode trabalhar.

Apenas tenha cuidado para não segmentar demais o serviço e criar muitas personas, isso pode, ao invés de ajudar, tirar o foco das suas estratégias.

Como Definir e Estruturar uma Persona

Depois de entender sua importância, benefício e de levantar as informações necessárias, chegou a hora de criar sua(s) personas.

Como Começar

Para definir o perfil de seus personagens, você precisará se orientar por algumas características básicas e padrões comportamentais do consumidor, tais como:

  • Desafios
  • Dificuldades
  • Objetivos na Vida
  • Assuntos de Interesse
  • Nível de escolaridade ou Instrução
  • Atividades Profissionais e de Lazer
  • Maiores Obstáculos para Alcançar suas Metas
  • Características físicas e traços de personalidade
  • Quem e o que influenciam as decisões de compra
  • O que e como consome – Informação, Produto e Serviço
  • Engajado ou não em Causas coletivas – qual o nível de importância disso para essa persona

Em resumo, é preciso que você tenha em mente todas as características que possam influenciar nas preferências dos consumidores e que influenciem as suas decisões de consumo. Com essa etapa finalizada, você terá uma boa quantidade de dados sobre seus clientes em potencial.

O próximo passo é detalhar suas personas com base nos dados obtidos anteriormente.

Nessa etapa, você deverá definir questões qualitativas que vão “trazer sua persona à vida” e auxiliar a unificar as informações, possibilitando a elaboração final do personagem.

Veja alguns exemplos que podem ser utilizados para definir as características do seu consumidor:

  • Cargo
  • Idade
  • Gênero
  • Profissão
  • Ramo de atividade
  • Objetivos da persona
  • Nível de Escolaridade
  • Nome (fictício) da persona
  • Maneiras que se utiliza para se informar
  • Obstáculos enfrentados pela persona (dor)
  • Meios e veículos de comunicação mais utilizados

Como aplicá-las ao Marketing Digital

Agora que você já montou o perfil dos consumidores chegou a hora de aplicá-los às suas estratégias de conteúdo. Além de saber para quem você está criando conteúdo ou vendendo um produto, é importante saber também em qual estágio esses consumidores se encontram.

Essa etapa é dividida em três fases

  • Conscientização: a sua persona já identificou que está enfrentando um problema, mas ainda não sabe como tratá-lo.
  • Consideração: a sua persona já identificou o problema, no entanto, precisa de alternativas para solucioná-lo.
  • Decisão: a sua persona identificou o problema, já sabe como solucioná-lo e é capaz de tomar decisões conscientes.

Jornada de Compra - Funil

Dica 1: Nomear as personas ajuda a incluí-las em estratégias de marketing pois você pode questionar: “O que o Arthur acharia desse produto?” ou “Como a Juliana reagiria a essa postagem?” Isso pode auxiliar na organização e na criatividade da equipe.

Dica 2: Uma ação muito utilizada é criar documentos reais (impresso mesmo) com as informações das personas e disponibilizá-las para sua equipe; através de murais ou arquivo em nuvem, por exemplo. Isso possibilita que os funcionários tenham acesso sempre que for necessária a criação de alguma ação, produto, serviço ou apenas divulgação.

Com as personas definidas, sua empresa está pronta para gerar a comunicação adequada com seus consumidores e atrair resultados satisfatórios. Com essas informações em mãos, é possível criar uma estratégia baseada no conhecimento, proximidade e padrões de consumo dessas personas.

Criar uma automação de marketing, por exemplo, é uma ferramenta que, com a persona definida, certamente a comunicação será direcionada e assertiva.