Automação de Marketing: Como otimizar processos?

Dentro do marketing digital uma coisa é comum aos negócios. Seja uma grande corporação ou um pequeno empreendedor, todos querem um processo assertivo, que seja ágil e gere resultado. Nesse panorama, na era da transformação digital entra a Automação de Marketing.

O primeiro indicador que identifica uma melhora de processo é quando sobra tempo para pensar em estratégias ou avaliar resultado. Depois disso entram outros indicadores.

Mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas a internet. Ou seja, para conseguir se destacar, com o trabalho de marketing digital, nesse mar de gente, é preciso a ajuda dos robôs. Sim, estamos falando sobre inteligência artificial e estratégia de automação de marketing. Seja você um pequeno empreendedor ou gerente de marketing de uma grande corporação, acredite, este texto vai te interessar!

Impactar clientes em potencial, de maneira personalizada e em grande escala é possível. Como? Com automação de marketing.

automação de marketing

O que é Automação de Marketing?

Por meio da inteligência artificial, o uso de softwares e outras tecnologias é possível automatizar a comunicação. Dentro desse contexto a automação de marketing é a estratégia usada para, em grande escala identificar oportunidades, que vão gerar conteúdos mais personalizados. Entre outros pontos da automação de marketing, o resultado vem em metas de vendas alcançadas, mas também em um estreitamento no relacionamento com seu público; atraindo novos clientes, o que gera maior resultados em muitas outras frentes do negócio.

Pensando no dia-a-dia de uma equipe de marketing, por exemplo, que atua em campanhas digitais, imagine a seguinte situação:

  1. Publicar conteúdos semanais no blog
  2. Compartilhar esses conteúdos nas redes sociais para divulgar e atrair novos visitantes
  3. Gerenciar o engajamento que o conteúdo gera.
  4. Administrar os leads gerados e pensar nas estratégias de distribuição de novos materiais, como por exemplo newsletter.

Para a equipe de vendas fazer uma abordagem mais assertiva e de acordo com o momento certo da jornada de cada cliente, o time de marketing produz outros formatos de conteúdo, que são estrategicamente elaborados após as etapas listadas acima. Webinars, ebooks, infográficos, podcasts, planilhas entre outros, são disponibilizados e distribuídos de maneira segmentada. Essa segmentação também faz parte da automação de marketing, que por meio de formulários preenchidos pelos usuários no site, identifica o perfil de cada um, através das avaliações das respostas.

A avaliação das respostas tem fundamental importância no processo de automação de marketing por identificar o momento da jornada de cada cliente e entregar um lead qualificado para vendas. Enquanto um grupo é considerado ideal para abordagem da equipe de vendas para se tornar cliente um outro ainda precisa de conteúdos de nutrição que vão educá-los para a hora certa para essa abordagem. Na avaliação das respostas é possível filtrar esses dois perfis. Sim, isso pode ser feito também de maneira automatizada ao mesmo tempo que personaliza e humaniza o processo.

A automação de marketing tem pessoas por trás de tudo. Quem produz os formulários e analisa os resultados desse filtro para pensar nas estratégias de comunicação e peças são pessoas. A automação faz a parte operacional (manual) de cruzar os dados. Isso faz com que a equipe de marketing ganhe tempo para conseguir medir os resultados das campanhas e ações, além de juntos com o time de vendas avaliar a qualificação dos leads e as metas.

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Como funciona?

A automação de marketing, apesar do uso da inteligência artificial e das pessoas concluírem, erradamente, que isso exclui a “mão de obra” qualificada de seres humanos, envolve muita gente; no caso pessoas que entendam das múltiplas ferramentas e canais digitais.

Quanto maior a empresa, maior será a necessidade de pessoas especializadas. Por exemplo, se uma empresa é de pequeno porte, pode ter, a princípio, apenas um profissional de mídia social para cuidar de tudo. Mas, se a empresa é de médio-grande porte, se fará necessário dividir a responsabilidade entre mídia social, mídia digital e redes sociais; dependendo do tamanho, pode haver necessidade até mesmo de um profissional especializado em cada rede.

Mas, nem sempre a empresa precisa estar em todas as redes, usando todas as mídias e ferramentas que existem. Portanto quando for contratar uma ferramenta de automação de marketing tenha bem definido a estratégia de marketing e o que você espera de resultado com esta automação.

  • Landing Pages de conversão
  • Integração entre ferramentas
  • Gerenciamento de redes sociais
  • E-mail marketing personalizado
  • Formulários para geração de leads
  • Dados e relatórios que permitam análises de performance e resultado

Além das funcionalidades acima relacionadas, a automação de marketing por meio da automação de e-mails, das ferramentas que contribuem para o gerenciamento das redes sociais e tantas outras, proporcionam ganhos tangíveis e intangíveis nas estratégias de comunicação e marketing; dentre elas otimização de recursos, sim estamos falando de dinheiro e de tempo para pensar em novas estratégicas.

Ferramentas de Automação de Marketing

Como já foi dito são diversas as ferramentas de automação de marketing com variadas funcionalidades. Aqui vamos citar duas que são bem completas.

O mLabs por exemplo é uma ferramenta usada na estratégia de automação de marketing de algumas empresas. Seu uso é direcionado ao gerenciamento das redes sociais pois possibilita agendar posts, acompanhar comentários, reações e compartilhamentos; além de fornecer um relatório sobre melhor dia e horário para fazer seus posts, entre outras funcionalidade desta plataforma. É ainda capaz de mesurar engajamento e, pautado em seus relatórios, fazer o time repensar algumas ações.

Já o RD Station, desenvolvido pela Resultados Digitais, startup brasileira, possibilita entre outras coisas o disparo de email marketing, personalizados ou não, de acordo com a sua estratégia. O RD tem ainda mecanismos que otimizam conteúdos com foco em melhorar a posição das empresas que contratam a ferramenta nos buscadores online, automatizam landing pages configuram leads entre outras funcionalidades.

Precisa de ajuda para entender melhor sobre automação de marketing ou para escolher qual ferramenta implantar no seu negócio? Acesse esse outro artigo do nosso blog ou entre em contato com a gente!