Conteúdo em Áudio – A estratégia que aumenta seu alcance

Você consegue ter tempo e tranquilidade para ler todos os conteúdos que gostaria e estão disponíveis na internet? Provavelmente não. Assim como 80% das pessoas que responderam a uma pesquisa de uma empresa especializada em ferramentas de marketing. Por isso a ideia de mostrar porque fazer conteúdo em áudio é tão importante.

Os materiais de áudio e vídeo estão em ascensão passando de tendência ao status de ferramenta consolidada. Há 6 meses foi publicado a notícia de que o consumo de podcast aumentou quase 70% no Brasil.

No mundo existem mais de 1 bilhão de sites registrados na rede mundial de computadores. Dados de 2019 apontam empresas com mais de 20 milhões de downloads de podcast, além dos 2 bilhões de usuários em plataformas de vídeos.

Diante desses números nesse mar de informação é fundamental que seu conteúdo em áudio, vídeo e texto seja integrado. Ou seja, um blog post que possui apenas o formato de texto está defasado.  Ter trecho em vídeo é interessante e colocar o áudio vai te garantir melhor performance frente aos buscadores e certamente ao público também!

Conheça 4 bons motivos para usar Conteúdo em Áudio

1. Acessibilidade & Alcance

No mundo são quase 40 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual incluindo a cegueira absoluta. Por mais que existam equipamentos e aparelhos tecnológicos que leiam legendas e textos publicados nos parâmetros compatíveis com estes softwares, que conseguem ler para o deficiente visual, promover autonomia é um dos pilares de materiais de áudio.

Além disso, pessoas sem deficiência estão cada vez mais usando os recursos de áudio para consumir os conteúdos enquanto estão no carro, seja ao volante ou como passageiros. Durante os afazeres domésticos ou na academia, caminhando na rua o que mais se vê hoje em dia são pessoas com fone nos ouvidos. Ou seja, o formato em áudio promove acessibilidade tanto para PCD quanto para pessoas sem nenhum tipo de mobilidade reduzida ou deficiência. Logo, o alcance do seu conteúdo certamente irá atingir mais pessoas.

2. Captação de Leads gerando oportunidade de vendas

Como estratégia de comunicação é possível mesclar o conteúdo em áudio gratuito com outros em que a empresa use formulários para captação de leads, liberando assim o acesso ao áudio.

Nestes casos deve ser feito com estratégia para que o usuário veja valor em trocar seu contato pelo conteúdo. Então, uma ideia é que algo indique que o áudio tem um bônus. Por exemplo: “ouça o artigo e ao final você terá acesso a um bônus com dicas extras sobre o conteúdo disponível no material de texto”.

Cada lead gerado se torna uma oportunidade de venda. A comunicação entre equipe de marketing e time de vendas deve estar integrada para alinhar os conteúdos e entregar os leads qualificados, pois esses certamente tendem a se tornar vendas em potencial.

3. Implantação de baixo custo

Para implantar o processo é bem simples. Agências de marketing digital, como a nossa, costumam ter infraestrutura para gravar o áudio e se for preciso editá-lo. A publicação do áudio no site segue o mesmo caminho do texto, sem necessidade de plugin ou outro tipo de extensão. Mas é importante citar que a opção com ou sem áudio nas publicações deve constar em contrato, podendo ser contratado para conteúdos específicos e estratégicos, com a opção inclusive do cliente enviar o áudio da narrativa.

4. SEO & Engajamento

Quanto mais humano maior será o engajamento. Seja em posts nas redes sociais ou em mídias digitais está comprovado que o envolvimento humano gera mais identificação e engajamento entre as pessoas. Por isso ouvir uma voz humana tende a gerar maior engajamento, compartilhamento e envolvimento do ouvinte.

Aqui cabe um parêntese – evite as gravações robóticas. Apesar do sucesso dos chatbots, as pessoas ainda preferem falar com pessoas e as empresas que atuam com bots buscam humanizar ao máximo justamente devido ao alto índice de rejeição aos robôs e da aceitação quando há proximidade do perfil mais humano.

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Partindo para a estratégia de SEO e ranqueamento nos buscadores online, em especial o Google, seu conteúdo com formatos diversos gera maior atração e faz com que o tempo que o usuário fique na sua página aumente. O tempo na página é um dos fatores de ranqueamento, por isso colocar o áudio vai garantir que o usuário fique ali o período necessário para consequentemente melhorar seu posicionamento, inclusive nas buscas orgânicas.

Gostou do conteúdo? Precisa gravar seus áudios? Entre em contato. Temos tudo o que você precisa bem aqui!