Dia dos Namorados no E-commerce – Os números e o perfil de compra

Dia dos namorados no e-commerce – como as redes sociais ajudam as vendas

Estamos na era pós digital e isso é uma realidade. As mídias digitais cada vez mais influenciam a vida do consumidor. Seja para comprar ou pesquisar sobre um produto, estão todos conectados. Dados sobre o dia dos namorados no e-commerce comprovam isso. No perfil de casados 69% tem mais de 5 anos de relacionamento. Nesta pesquisa, 76% dos namorados estão juntos a mais de três anos. No mês de maio as buscas e pesquisas online sobre presentes cresceram em média mais de 100%. Os dados são da Google Survey.

Dia dos namorados no E-commerce

Dados do Ebit mostram que o dia dos namorados movimentou R$ 1,8 bilhão em 2018 com um crescimento de 4% no e-commerce. Em 2021, em consequência do cenário pandêmico esse número, segundo uma publicação no portal Exame, chegou a quase R$ 7 bilhões.

Uma pesquisa feita pela Google Survey traz os números das compras online. Dentre o público dividido entre namorados e casados, 30% afirmou fazer a compra pela internet, enquanto 37% considerou a compra online, respectivamente.

O dia dos namorados é uma data que movimenta também os APPs. Como mencionado anteriormente, as mídias digitais estão realmente dominando o mercado. Segundo a AppAnnie houve um aumento geral de 7% no download dos APPs de varejistas e 10% nos downloads de app de varejista no segmento de moda.

Os aplicativos de “paquera online” tiveram um aumento nos ‘matchs’ e encontros de mais de 30%. O Zoom, por exemplo, teve um aumento de mais de 300% de encontros virtuais. Até casamento online aconteceu nesse um ano de adaptações na maneira de se encontrar e se relacionar.

Dia dos Namorados no E-commerce

Diferencial e Fator Decisivo de Compra

Site e Aplicativos

Existe uma diferença no olhar entre os casais casados e namorados quanto a avaliação e os critérios de compra. De acordo com a pesquisa da Google Survey, usabilidade, informações e/ou avaliação de produtos e novidades frequentes são apontadas pelos casados. Já os namorados consideram preço, promoção, desconto e conteúdo diferenciado como pontos mais relevantes na decisão da compra.

Apesar da expectativa de compra de presentes ter caído para 2021, o ticket médio aumentou em mais de 10%.

Este ano os itens que devem ter maior procura estão entre livros, perfumes, moda e acessórios, cosméticos, relógios, itens ligados ao autocuidado e outros itens de tecnologia digital.

Importância dos Serviços

Sobre os diferenciais específicos dos e-commerce, o frete grátis e o prazo de entrega se destacam frente aos casados, enquanto os namorados prezam mais as condições de pagamento e diversidade de produtos.

Ao invés de esperar na fila, ou fazer reservas em restaurantes, ainda que alguns estejam atendendo presencial, o jantar romântico em casa, com pedido por App e entrega delivery ganhou força. O aumento antes do dia dos namorados já estava quase batendo a casa do aumento em 50% com relação ao ano passado. Além disso, o gasto médio com pedido de comida por delivery subiu quase 150%. Analisando os dados de 2020, as perspectivas para o dia dos namorados em 2021 são boas. Para decorar o jantar romântico, o dia dos namorados no E-commerce promete aquecer também os caixas das floriculturas online. 

Dia dos Namorados no E-commerce

Construção da Marca

Algumas marcas geram identificação com as datas comerciais. Isso impulsiona organicamente as vendas, estimula o relacionamento e aumenta o envolvimento do público. Porém, são poucas as marcas de varejo associadas ao dia dos namorados. As que se posicionam e promovem identificação, geram share of mind o que reflete diretamente no market share.

Nesse contexto, marcas conectadas com a pluralidade de casais cada vez mais presentes na sociedade ganham com o conhecido Pink Money. Conceito usado para atribuir o poder de consumo da comunidade LGBTQIAP+. 

Estudos apontam que quase 8% da população brasileira se identificam abertamente com alguma letra da sigla. Com alto poder aquisitivo e extremamente exigente, a galera da comunidade LGBTQIAP+ é altamente conectada. Por isso, se sua marca tentar se aproveitar da bandeira só para vender, certamente o prejuízo será maior do que o lucro com uma primeira venda. 

Em outras palavras, se sua marca usar de símbolos para atrair esse perfil de público sem ter nos valores respeito ou envolvimento com a causa, com o único objetivo de lucrar, a primeira compra pode até ser feita, mas ao perceberem que foi uma ação oportunista o marketing negativo que virá depois será severamente danoso. E assim, seguimos para o próximo tópico.

Representatividade Importa

Se sua empresa pretende alavancar as vendas no dia dos namorados, preste atenção nesta informação: 64% dos casais não se sentem representados na mídia. E ainda, 69% gostaria de ver maior diversidade nos materiais de comunicação. 

Dentro do segmento dos namorados, ou seja, de pessoas que ainda não se casaram (ou não se consideram casadas), esse número chega a 76%. Os dados são da Google Survey.

Quando se trata de representatividade, é importante destacar que a comunicação deve ser diversificada. Ou seja, trazer casais homossexuais, transexuais, de diferentes idades e etnias como protagonistas da peça traz diversidade e representatividade na comunicação. Mas atenção! Estamos falando de representatividade e não oportunismo. 

Atualmente mais de 50% das peças publicitárias ainda trazem casais hétero Cis em suas propagandas. Os dados apresentados pela Google Survey mostram que, a representatividade diversificada importa para mais de 60% dos consumidores, inclusive para os casais hetero cis.

Dia dos Namorados no E-commerce

A pauta tem tanta relevância que foi parar na ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em abril deste ano (2021) o PL – Projeto de Lei Nº 504/2020, entrou em pauta para votação e se refere a proibição de casais LGBTQIAP+ em peças publicitárias e propagandas.

Em nota oficial, o presidente da Abap – Associação Brasileira de Agências de Publicidade considerou o projeto inconstitucional por ferir “o direito à liberdade, à igualdade e à censura de natureza ideológica e social”.

Redes Sociais, Dia dos Namorados e E-commerce

Talvez para quem assistiu a série Black Mirror da Netflix, saber que nosso perfil é mapeado na internet seja só “mais do mesmo”. Ou seja, nenhuma novidade.

Quando entramos em dados numéricos é que temos a dimensão disso. Saber que 62% dos internautas estão em algum relacionamento é no mínimo uma informação interessante para o mercado B2C. Quando o marketing tem acesso a informações dessa natureza e que, destes, 44% estão namorando, 43% são casados, 8% noivos e 6% se dizem em um relacionamento casual, a comunicação certamente terá uma possibilidade de acerto muito maior.

Dia dos namorados no e-commerce

Assim fica fácil saber quem pretende presentear e estimular quem está mais cauteloso com os gastos. Isso porque, casais que pretendem presentear, se antecipam na pesquisa. Então, por meio do mapeamento de buscas é possível saber o que está sendo mais procurado no Google. 

Além disso tudo isso, em 2021 outra estratégia foi vista nas redes. Mudaram o mote de suas campanhas para “dia do amor”. Essa ideia veio daqui de Vinhedo, interior de São Paulo, atraindo também a atenção para que, os solteiros e solteiras se auto presenteasse, no dia que se celebra o amor…