Estratégia de Marketing – 7 Dicas práticas pra começar agora!

A comunicação faz parte da vida em sociedade e desde sempre buscamos meios para melhorar nossa maneira de estabelecer contato e com isso nutrir relacionamentos mais saudáveis; seja na vida pessoal ou profissionalmente. Quando se trata de divulgar o seu negócio, seja para vender um produto ou propagar a prestação de um serviço, a estratégia de marketing tem sido uma grande aliada para colher bons resultados.

Nesse contexto preparamos aqui um conteúdo prático com o que entendemos ser os 7 primeiros passos para começar sua estratégia de marketing de resultado!

Estratégia de Marketing – 7 Dicas ao seu alcance

1 – Faça um Planejamento Anual 

Fazer um planejamento anual não significa engessar ações; muito pelo contrário, quando você faz um planejamento anual, preferencialmente com ações trimestrais, você estabelece metas de curto médio e longo prazo e pode testar campanhas e mudar o rumo das coisas caso os resultados esperados não estejam sendo atingidos.

O planejamento anual te permite testar e acompanhar as etapas possibilitando a mudança da rota com as ações em curso e, esse ‘corrigir’ será mais rápido e eficiente se houver um planejamento pré-definido. Afinal, nele serão traçadas metas ainda que não se prendam a elas, mesmo porque, quando se tem um objetivo claro, é possível estabelecer novas metas para alcançar o objetivo final.

2 – Faça Pesquisa de Concorrência

Alguns chamam de “stalkear seu concorrente” o que pra nós é diferente conceitualmente de, fazer pesquisa. 

Saber a opinião e a satisfação das pessoas, quando temos a mesma persona que o nosso concorrente é importante para entender do nosso cliente o que a concorrência não oferece; e assim tornar esse o nosso diferencial: proporcionar ao cliente o que ele quer, que nosso concorrente não oferece. Porém este é apenas um parâmetro a ser pesquisado.

É fundamental conhecer seus concorrentes, diretos e indiretos. Ainda que em um primeiro momento seja uma pesquisa mais superficial; o mínimo conhecimento nesse ponto sempre ajuda. E, quando for possível, desenvolve uma pesquisa mais detalhada.

O ecossistema digital permite, por meio de formulários e outras ferramentas que, com o tempo, qualquer pessoa consiga fazer uma pesquisa, tanto com relação ao seu negócio quanto de seus concorrentes. Esse “form” normalmente é estabelecido no planejamento quando o objetivo de ações e campanhas são traçados. Para saber o que perguntar no formulário, caso esse seja o meio escolhido, você precisa saber o objetivo da sua pesquisa 😉.

3 – Conheça sua Persona

Para saber qual linguagem você vai usar, em quais redes publicar e por quais canais irá estreitar sua relação com o seu cliente, bem como qual o melhor lugar, ferramenta ou ação será mais eficiente na captação de leads qualificados, você precisa antes conhecer sua persona. Para isso sugerimos a ferramenta conhecida como o fantástico gerador de persona. Nós temos um material que explica a diferença entre público alvo, ICP e Persona, vale a pena dar uma conferida lá.

4 – Conheça seu negócio

Quando conhecemos o nosso negócio, sabemos o que vendemos e, reconhecendo o valor do nosso produto e/ou serviço vendemos com mais naturalidade. Hoje em dia as pessoas se interessam e se engajam em peças que transparecem a verdade da marca; é isso que gera identificação e atrai consumidores.

Atualmente as pessoas estão conectadas muito mais com o que percebem que é feito com verdade; o que não significa que sua comunicação deva ser feita de modo amador ou sem produção. Mas também não quer dizer que só vai funcionar o que for altamente produzido. Aqui estamos falando sobre ser verdadeiro; seja numa peça gravada com o próprio celular para não perder o ‘time’ de algum acontecimento que tenha relevância e identificação com seu negócio, quanto campanhas elaboradas e estruturadas.

Na comunicação vale tudo, desde que seja feito com verdade e, o ideal é que esteja minimamente dentro de um planejamento. E para conhecer bem o seu negócio vamos para o próximo passo. 😉 

5 – Converse com seu time de vendas

Você pode não ter um departamento de marketing, mas certamente você tem uma equipe de vendas. Por menor que seja, converse com ela. É essa equipe, que está na linha de frente do seu negócio, que melhor entende dele e das dores dos seus clientes. Ou seja, o responsável pela equipe de vendas deve fazer parte da reunião de planejamento de marketing. Acredite a contribuição será valiosa!

6 – Estratégia de Marketing Digital

Feito o planejamento, pesquisa de concorrência e traçada sua persona você já tem uma base para sua estratégia de marketing digital. procure entender quais ferramentas, plataformas, redes sociais e mídias digitais estão conectadas ao perfil do seu negócio e da sua persona. 

Não adianta querer sair usando tudo, publicando em todos os lugares. Isso não é comunicação estratégica nem integrada, isso é um pouco de desespero. Por exemplo, se você identificou que sua persona não consome vídeos no Tik Tok, pra que gastar tempo e energia produzindo peças e conteúdos nessa rede social? Por isso pesquisa e planejamento são tão importantes. 

A estratégia da comunicação deve ser pensada com foco na experiência do cliente. O seu produto ou serviço é uma solução para um problema que seu cliente tem, correto? Como você vai vender isso pra ele? Para responder essa pergunta você pensa no cliente não no seu produto. Então, invertendo um pouco a lógica do exemplo do Tik Tok, se o gestor entende que o App Tik Tok não tem identificação com a sua marca, mas sua persona está lá, você deve usá-lo na sua estratégia. Porque o foco é o cliente!  

Use o planejamento como base para desenhar cronologicamente sua estratégia de comunicação e marketing. Assim você poderá visualizar melhor e acompanhar para corrigir possíveis falhas nesse caminho. Ou seja, você começa com algumas ferramentas e canais e vê onde está funcionado e o que precisa melhorar. Corrige e segue monitorando!

7 – Comunicação Integrada & Marketing de Conteúdo

Entender sobre estratégia de comunicação integrada na verdade é o primeiro passo, mas deixamos por último para que ficasse mais didático o “step by step”.

Como, onde e quando trabalhar a comunicação integrada está dentro do seu planejamento, são dois passos que se fundem em um. Por exemplo, uma campanha específica de lançamento deverá ter ações integradas de marketing digital com o tradicional, por um período específico onde, antes, houve uma nutrição prévia – no meio digital; e, depois será mantido um relacionamento, também no ecossistema digital para otimizar recursos.

Enfim, a estratégia da comunicação integrada é muito poderosa, mas precisa saber usar. Onde se estabelece e como será feita? No planejamento! Entender é o primeiro passo, desenvolver é o passo que se funde ao planejamento. 😉

A ferramenta central da comunicação nos dias atuais é o marketing de conteúdo. O foco é no cliente não no produto, lembra? E o cliente não quer ser bombardeado com anúncios. Ele quer saber por que deve comprar de você e não do seu concorrente. Em um mundo de commodities seu diferencial não está mais no produto, está no seu posicionamento perante a sociedade. O perfil do consumidor mudou e, dependendo de qual for o do seu público, preço e qualidade já não são mais “armas” de venda. Por isso foi dito também que você precisa conhecer sua persona; para saber como se comunicar com ela. E mais, o conteúdo precisa ter qualidade, mesmo porque anúncio disfarçado vai repelir ao invés de atrair. Ou seja, se o conteúdo não for relevante, perde o valor.

O marketing de conteúdo é muito eficiente também para a retenção de clientes e para aumentar significativamente sua presença digital.

Se você quer outras dicas, acompanhe nossas redes ou entre em contato. Nós podemos te ajudar!