Google ADS – O que é, como funciona e por que devo criar uma conta?

Quem se lembra do Google AdWords? Quem lembra, pode continuar lendo porque vai se atualizar. E, quem não lembra ou não sabe o que significa, você está no lugar certo. Em resumo o Google Ads é a versão atualizada do Google AdWords. Ou seja, a plataforma de anúncios criados e gerenciados pela Google que coloca o seu negócio em destaque nos mais diferentes canais da internet. 

O grande diferencial do Google Ads é a possibilidade de super segmentação dos anúncios. Em outras palavras, com o uso de palavras chaves, por meio dos famosos cookies e outras ferramentas de inteligência artificial e estratégia de campanha, é possível determinar em que canais os anúncios serão exibidos. Ou seja, quando se faz uma campanha de Ads é definido qual idade se quer atingir, gênero, local, etc. Há ainda como filtrar e segmentar por assunto de interesse, entre outros.

O Google Ads leva seu anúncio direto ao lead qualificado. Ou seja, você investe para falar direto com quem consome seu produto ou serviço. Ou, o da concorrência…

Já deu para entender o que é o Google Ads? Ainda não? Vamos lá.

Você já entrou no site da CNN Brasil? No topo da primeira página do portal de notícias tem um banner. Certamente um anúncio criado no Google Ads. Correndo a barra de rolagem para baixo, na lateral direita tem mais um, este animado. E, no fim, também tem um pequeno banner de um banco privado. Todos com características de anúncio de Ads.

Aqueles anúncios que vemos no Youtube no começo de algum vídeo ou até mesmo no meio do conteúdo, sabe? Então, Ads!

Sabe quando pesquisamos algum assunto no Google e os dois ou três primeiros resultados estão sinalizados “anuncio”? Ads de novo. São vários os formatos e canais onde o usuário de internet pode anunciar o seu negócio por meio da ferramenta de Google Ads, que há mais de duas décadas lidera o mercado. Sim, a ferramenta foi criada no ano 2000 e de lá pra cá segue líder. O Facebook Ads é o principal concorrente, mas o Google Ads continua na frente em termos de receita publicitária.

Enfim, vamos seguir para o próximo tópico e dar mais exemplos até você entender o porquê é indicado que você crie sua conta e use o Google Ads para somar a sua estratégia orgânica e colher resultados mais rápido.

Como funciona o Google Ads

Para começar é preciso criar uma conta. Ao acessar você clica em “começar agora” e segue o passo a passo com os dados que pedir. Antes de criar a conta é interessante que você já tenha definido sua primeira campanha, que pode ser uma “campanha teste”. Isso porque em determinado momento do passo a passo será preciso preencher algumas informações para usar efetivamente o Google Ads e, nesse momento, já é sua primeira campanha. Os passos básicos são: dados sobre a sua empresa, a primeira campanha e o pagamento, que pode ser de R$ 5 (cinco reais), caso seja apenas um teste.

Então, é só criar uma conta e pagar o valor que eu determinar? Calma. É simples, mas não tanto. Afinal, para garantir sua credibilidade o Google estabelece critérios de qualidade para ranquear os anúncios. Por isso comentamos antes que o investimento em Google Ads deve fazer parte das ações de comunicação e marketing dentro da sua estratégia, de forma integrada com suas ações orgânicas. Ou seja, não basta pagar. Sua empresa deve ter presença e relevância no ecossistema digital.

Tipos de Anúncio & Super Segmentação do Google Ads

Assim como a mídia convencional tem diversos tipos de anúncios, na internet não é diferente. No planejamento digamos “convencional”, o time pesquisa: tamanho do anúncio em uma revista, se será feito outdoor, spot no rádio ou um comercial de 30 segundos no intervalo de algum programa na TV. No meio virtual avaliamos se será feito banner digital, tamanho e formato. Ou, se o investimento será em anúncio de texto na rede de busca. Ou ainda, se será anunciado em formato de vídeo no youtube, etc.

O universo digital tem diversas possibilidades e o Google Ads sabe como explorar isso. A seguir vamos dar alguns exemplos desses recursos de formatos de anúncios disponíveis.

  • Remarketing – o anúncio perseguidor (rs). Na verdade é só uma ferramenta configurada para que o mesmo anúncio apareça para o usuário em diferentes páginas. Parece que o está perseguindo. Mas é uma configuração proposital feita no Google Ads.
  • YouTube Ads – segundo buscador online mais usado no mundo, o YT também pertence ao Google e está na rede do Google Ads. Ou seja, aqueles anúncios que vemos antes ou durante os vídeos, são patrocinados via Ads. Podem aparecer também em formato de banners na página do canal.
  • Rede de Display – são os famosos banners. Com diversos formatos e tamanhos. Uma rede composta por sites de diversos segmentos, exibe os anúncios do Ads também em aplicativos.
  • Google Shopping – integrada com a ferramenta do Google Ads, você pode anunciar no Google Shopping diversos produtos de maneira simples e dinâmica. Com isso, aumenta o tráfego do site ou e-commerce e dá destaque aos produtos em oferta.
  • Rede de Pesquisa – são aqueles anúncios patrocinados que aparecem ranqueados na primeira página quando fazemos uma busca no Google.
  • Campanhas para Apps – se o foco da sua campanha é divulgar um aplicativo para download ou para aumentar o engajamento e interação com os usuários que já baixaram o App, o Google Ads também tem essa opção. Tudo na mesma conta que você já criou.  

Além da publicidade em momentos de maior interesse por aquele assunto ou produto, o Google Ads tem a super segmentação como diferencial para acertar o alvo. Confira a seguir.

Toda campanha é direcionada a um público, com um perfil, poder aquisitivo, etc. Assim, quando se planeja uma divulgação de produto ou serviço, as ações são pensadas para impactar com foco no resultado e objetivo traçado na campanha. Por isso a importância da segmentação. No contexto digital, a ferramenta do Google Ads permite segmentar por:

  • Perfil
  • Idade
  • Idioma
  • Palavra chave
  • Local (geolocalização)
  • Localização do Anúncio
  • Tópicos e Canais de busca
  • Programação de dia/horário/frequência

Com todas as possibilidades oferecidas pela ferramenta, a campanha no digital direciona sua comunicação para uma persona altamente qualificada. Além disso, é possível fazer uma análise de retorno sobre o investimento muito mais precisa. A comunicação se torna mais assertiva e os dados mais objetivos.

Por exemplo, um açougue, físico ou e-commerce, pode direcionar sua campanha para pessoas que apreciam churrasco. Sendo assim, mais vale impactar 300 pessoas declaradamente carnívoras do que ter 5 mil visualizações que não se conhece o perfil dessas pessoas. Essa segmentação é possível via Google Ads.

Outro exemplo é direcionar a divulgação de um serviço de parto e/ou puerpério segmentando sua campanha para mães da região onde seu negócio atua por meio da segmentação de geolocalização.

O Google Ads possibilita tudo isso. As principais formas de anúncio, segundo a própria Google são: rede de pesquisa, rede de display, Youtube Ads e campanhas para aplicativos.

O investimento na campanha também pode ser segmentado. Ou seja, você decide se será por mês ou até mesmo por dia. Há ainda a possibilidade de configurar a cobrança para que seja feita apenas quando o anúncio receber cliques ou conversão, dependendo do foco da campanha.

Por fim, é muito importante lembrar que com o Google Ads a pessoa tem total controle sobre os valores investidos e também tem relatório de retorno sobre o investimento.

O Google Ads é funcional e intuitivo, mas se vocês precisarem de ajuda, contem sempre conosco.