Você sabe quais são as tecnologias mais inovadoras de 2021?

Inovação e tecnologia são duas principais fontes de solução para sair da crise. Veja algumas tendências aplicadas em 2021…

Você já ouviu falar em Cibridismo? É um termo originado da junção de ciber + hibridismo, que vem sendo usado para tratar sobre a simbiose dos mundos online e offline. Mas o que isso tem a ver com inovação e tecnologia? Tudo!

Com a transformação digital as novas tecnologias se disseminaram em nossas vidas rapidamente. Com o atual cenário onde tudo passou para o universo online, essa interferência se potencializou. Mas, com o isolamento social e o excesso de atividades online, as pessoas passaram a ter necessidade de buscar esse equilíbrio on-off. E esse hibridismo ganhou espaço e interesse para ampliar os estudos e conhecimento em torno dele.

“Quanto mais tecnologias digitais tivermos para conexão e armazenamento de dados, mais expandimos nosso ser biológico nos misturando com o digital.”Martha Gabriel

Contudo, a tendência para os negócios é cada vez mais conexão e cada vez mesmo modelos off. Acima de tudo tecnologias de integração e armazenamento de dados, servidores em Cloud, IoT, Blockchain. Inovações e tecnologia em acessibilidade urbana, mobilidade, conexão,  automação digital, IoT e 5G já não são mais novidade. Entretanto, são pilares para esse futuro cada vez mais on.

Inovação e Tecnologia – Tendências 2021

Inevitável começar pela tecnologia que nos trouxe a vacina para combater a COVID 19. Uma tecnologia que trouxe esperança e muita polêmica. De repente muita gente se tornou cientista e infectologista, lendo e querendo se informar sobre imunidade, doenças, como o corpo reage a vacinas, etc. O ponto positivo disso é que, se informar em fontes seguras, traz conhecimento.

De fato, antigamente demorava-se anos para se chegar a cura de alguma doença ou vacina para combater ou prevenir. Porém, com uso da tecnologia e troca de informações entre cientistas, esse processo ficou mais rápido. Diante do cenário pandêmico houve inclusive uma necessidade humanitária de acelerar essa troca de informação. E, ao contrário do que muita gente pensa, a pesquisa sobre vacinas e sobre o próprio vírus SARSCoV, não é algo novo.

A tecnologia de mRNA, usada na produção da vacina Pfizer já vinha sendo estudada para combater a febre do Nilo ocidental. A tecnologia foi testada em caráter emergencial na última epidemia de Ebola, que durou 3 anos (de 2013 a 2016), na África Ocidental. Ou seja, não foi uma tecnologia desconhecida que de repente, em menos de 1 ano, “surgiu do nada”. A tecnologia dessa vacina envolve estudos científicos do campo da biologia genética. 

As novas tecnologias vêm sendo aprimoradas. E, nesse contexto, seguimos para mais duas tecnologias tendência em 2021.

Acessibilidade Digital  

Seguindo o nosso “top 10” de inovação e tecnologia para 2021, em 2º lugar estão as tecnologias voltadas para acessibilidade digital. Soluções de tecnologias assistivas estão no mercado para atender todo tipo de deficiência ou limitação. Baixa visão, mobilidade reduzida, etc.

Tornar produtos digitais, como: ebooks, infográficos, sites, aplicativos, textos, vídeos, etc, acessíveis faz parte do processo de acessibilidade digital de qualquer negócio.

No Brasil mais de 45% de pessoas têm algum tipo de deficiência ou limitação. Contudo, apenas 2% dos sites nacionais são considerados inclusivos ou acessíveis, de acordo com dados da World Wide Web Consortium – W3C. 

A Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade é a maior feira na América Latina voltada para tecnologia de inclusão da pessoa com deficiência. No contexto digital, você já parou para pensar como uma pessoa tetraplégica consegue acessar seu site? Ou ainda, como um deficiente visual consegue “ver” seu anúncio nas redes sociais? Ou ainda, como um deficiente auditivo assiste seus vídeos? Ter legenda é importante. Mas as legendas automáticas não são fiéis ao que está sendo dito. Além disso, deficientes auditivos que têm como língua mãe a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, a linguagem escrita da legenda é mais difícil de entender. E, por isso, difícil de acompanhar o contexto do que está sendo dito.

A hashtag #pracegover, por exemplo, é um meio de inovação e tecnologia integrados. Ou seja, inovaram na linguagem e usaram a tecnologia assistiva da audiodescrição para que o deficiente visual “veja” a foto, ou arte da imagem publicada.

Hidrogênio Verde e Energia Limpa

Seguindo nossa lista, chegamos a medalha de bronze. Em 3º lugar o hidrogênio verde tem sido muito falado em 2021 como substituto dos combustíveis fósseis. As energias renováveis de fontes limpas estão em alta, com queda de custo e subindo o valor de ativo mercado. Por exemplo, a diminuição no custo da implantação de energia solar e eólica reflete também no hidrogênio verde, que parte do princípio da conexão da água com a eletricidade.

A Europa é líder no setor com muitos países investindo alto em projetos de infraestrutura de energia limpa também em 2021. Seguindo esse contexto e também o dado do continente europeu, em 4º lugar no quesito inovação e tecnologia, tendências 2021, entram as placas fotovoltaicas, alimentadas pela energia solar. A queda no custo e a alta nas contas de energia elétrica, entre outros enfrentamentos de fatores político-econômicos, chamou a atenção de investidores para esse setor.

Uma empresa com autonomia energética tem um grande diferencial. Imagine uma situação de falta de luz por motivo de problema no poste ou na rua. Sua empresa segue trabalhando sem impacto, por ter autonomia energética vindo de fonte renovável. Isso é possível com placas fotovoltaicas, por exemplo. Alguns locais, como hospitais, Supermercados, Frigoríficos, etc, precisam ter um gerador próprio para situações de emergência. Esses são negócios que deveriam levar em conta um investimento nessas fontes renováveis. 

Ainda no contexto da energia limpa, a descoberta sobre a eficiência e o impacto das baterias de metal de lítio como matéria prima para melhoramento na recarga de carro elétrico é uma forte tendência do setor em 2021 e 2022.

Trabalho remoto na área médica

Você faria uma cirurgia remota, onde o cirurgião tá há 400 km de distância enquanto braços robóticos te costuram? Pois é, existe!

O trabalho remoto também é uma tecnologia que não é nova, mas que, com o cenário de crise sanitária, muitos setores se reinventaram com o uso desse modelo.

Saúde e educação foram setores que já usam a tecnologia remota, mas precisaram sofisticar o uso de tecnologias para se adaptar. 

Os esforços em telessaúde, com atestados e receitas digitais com carimbos do CRM dos médicos, CID e assinaturas eletrônicas foram indispensáveis, especialmente no 2º quadrimestre de 2020. Médicos e equipes interdisciplinares salvaram vidas com cuidados com a saúde, física e mental, por meio remoto. Essa é uma tendência de inovação e tecnologia que tende a aumentar em 2021. Afinal, para a receita digital ter validade, por exemplo, para a compra de remédio controlado, o médico precisa realizar o cadastro no SAPS – Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde. 

Os robôs cirurgiões existem e a tecnologia segue chamando atenção. Entretanto, já não é mais exclusividade da NASA é também não é uma tendência de inovação para o setor da saúde em 2021. Mas não poderíamos deixar de citar!

Algoritmos do TikTok

Lançado em 2016, a TikTok se tornou uma das mídias que teve o crescimento mais rápido na história das redes sociais. 

Isso se deu graças à tecnologia dos algoritmos que alimentam o feed, segmentando nichos, e criando teias entre usuários com interesse comuns. Bilhões de downloads que levaram pessoas do anonimato à “fama”.

Outro ponto relevante aqui sobre a diferença do algoritmo do Tik Tok é quanto ao conteúdo que compartilha e filtra de acordo com a área de interesse. Coisa por exemplo que o Instagram não tem. 

Além disso, o algoritmo do Tik Tok aumentou a capacidade de visualizações mais rápido, alimentando a métrica de vaidade das pessoas. Atraindo assim, mais adeptos para o App.

A facilidade de acesso também é um recurso do algoritmo que fez do Tik Tok uma febre. Do ponto de vista de divulgação, alcance e conexão com outros aplicativos, a diversidade de negócios que devem cogitar fazer um perfil no App e adequar o conteúdo no planejamento, é grande. Em outras palavras, você não precisa fazer dancinha no Tik Tok para estar nele! 😉

O resultado é tão impactante que outras empresas de mídia social estão buscando meios de reproduzir recursos similares aos do Tik Tok em seus aplicativos e outras plataformas. 

Inovações das tecnologias de GPS

O uso do GPS transformou vidas. Criou novos negócios. Antes era caro e complicado. Agora atualiza sobre trânsito, radar, lojas de conveniência, local para abastecer o carro, entre outras funcionalidades. 

O fator inovação e tecnologia dos GPS estão ganhando em precisão e novos recursos como por exemplo, avisos de deslizamento, e mecanismos de segurança em carros autônomos.

O sistema de navegação está cada vez mais completo e com funcionalidades direcionadas para o objeto do GPS. Por exemplo no caso de veículos terrestres, marítimos ou aéreos. 

Outro ponto alto são as conexões e a integração com outros aplicativos possibilitando o rastreamento de contato digital.

Inteligência Artificial e Modelos de Computadores 

Fechamos com a inteligência artificial e os modelos de computadores que estão implantando tecnologias que fazem com que programas, sistemas e softwares “aprendam” a escrever e falar em linguagem quase humana. 

Mas ainda podemos comparar com crianças que precisam de um adulto para direcionar esse conhecimento. 

Uma das abordagens está na pesquisa de inovação e tecnologia focada na acessibilidade digital, expandindo os sentidos da IA. 

Reconhecimento por voz e outras habilidades certamente vão agregar muito valor especialmente nesse contexto. A proposta é, por exemplo, que os bot por trás da máquina ganhem maior compreensão sobre o mundo humano. Assim vão poder ajudar a de fato resolver os problemas de quem está do outro lado da tela. 

Gostou do conteúdo? Em qual tecnologia você aposta esse ano? Compartilhe e vamos acompanhar essa transformação digital juntos!