Jornada de Compra – O que é e como aplicar para aumentar as vendas!

A internet é a verdadeira terra das oportunidades. Com ela, a facilidade de obter informações estão cada vez mais acessíveis.

Hoje os clientes estão cada vez mais cientes do que querem e quando querem. Empresas e institutos de pesquisas voltados para entender hábitos de consumo, entre outros, apontam que 57% dos consumidores chegam na hora da compra com a decisão tomada; antes mesmo de ter contato direto com um vendedor. Isso acontece quando a pessoa se encontra na 4ª etapa da jornada de compra.

Para alcançar o objetivo final de todo negócio, ou seja, a venda é essencial conhecer as 4 etapas pela qual seu cliente em potencial transita.

 

Jornada de Compra

Cada um de nós temos nossa jornada individual. Estamos falando de pessoas. Cada um tem um “time”. Mas uma coisa é certa, hoje em dia a busca pela informação antes de efetuar qualquer compra é a prática mais comum entre todos os diversos perfis de consumidores que existe! Antes de tomarmos nossa decisão de compra certamente pesquisamos sobre o produto ou serviço antes de entrarmos em contato com o vendedor ou empresa. Concorda? Então seguimos!

Jornada de Compra

A jornada de compra é um modelo usado nas estratégias de Inbound Marketing para estabelecer e identificar em qual momento da interação com a sua marca o cliente, ou potencial cliente, está.

Dito isso vale uma retrospectiva de como aconteciam as compras antes da internet. Você, influenciado por comerciais de TV e/ou rádio, ia até uma loja física para procurar determinado produto ou serviço. Ou o fazia, quando realmente tinha uma necessidade latente. Ah! Quase esqueço do detalhe importante. A pesquisa. Sim, a pesquisa era feito “na unha”, ou melhor, gastando sola de sapato mesmo…

Hoje a lógica da influência, necessidade, pesquisa e decisão é basicamente a mesma, porém muito mais interativa, dinâmica e veloz. Com a internet, as mídias digitais e as redes sociais o poder de persuasão e influência das empresas se potencializou.

Definida em qual etapa da jornada de compra o cliente se encontra, por meio de estratégias de marketing digital, a definição do planejamento de comunicação entra em ação. Marketing de conteúdo, mídia paga, e-mails, etc.

Como sabemos em que fase o consumidor está? Uma das maneiras é por meio de ferramentas como Google Analytics. Outra forma é definindo sua persona e traçando um planejamento de conteúdo.

Etapas da Jornada de Compra

1. Descoberta

Nesse momento o cliente ainda não tem certeza que possui um problema, uma necessidade ou um desejo. O que antes era papel da TV despertar, agora é papel da internet, já que mais de 50% da população mundial está conectada a rede. Nesta fase a pessoa pesquisa por algo amplo e até subjetivo, e aí encontra um conteúdo relevante em uma rede social, um anúncio em um vídeo no youtube, ou até mesmo na publicação de um amigo que comprou algo, gostou e postou. Aqui cabe uma ressalva que se chama “retroalimentar os sistemas de buscas”.

2. Reconhecimento

Aqui é a etapa em que o cliente já pesquisou ou viu um conteúdo que despertou seu interesse; já identificou inclusive possíveis soluções. O objetivo principal aqui é “criar” uma necessidade no seu cliente em potencial e encaminhá-lo sutilmente para a sua solução. Mas, isso precisa ser feito com cuidado, sutileza e de maneira honesta. O cliente percebe manipulações. Isso pode ser o fim de uma relação que nem começou.

3. Consideração

Aqui a pessoa, ainda navegando na rede despertou o interesse por algo, reconheceu que você pode ser a solução mas ainda não está convencido. Então, passa a procurar respostas mais específicas para o problema. Buscar diferenciais. Encontrar valor agregado, autoridade no assunto, garantias de que está caminhando para fazer a melhor escolha quando chegar a decisão. Veja, aqui seu negócio deve se destacar! Apresentar os diferenciais. Ser mais específico em seu conteúdo, por exemplo. Fazer uma comunicação mais direta.

4. Decisão

Aqui a decisão está praticamente tomada. A pessoa quer aquilo. Ela vai comprar! Talvez ainda não saiba de quem. Qual marca é a melhor… Mas nessa etapa ela já decidiu que quer! Neste momento são analisadas as opções do mercado. Aqui é o momento de enfatizar os seus diferenciais. Talvez oferecer um benefício, garantias. E mostrar sem deixar dúvidas que a sua solução é a melhor do mercado.

Muitas empresas focam sua comunicação e ações nas etapas 2 e 3.

jornada de compra

Aqui vale um parenteses. A estratégia de Inbound Marketing atinge resultado de médio-longo prazo. O grande diferencial é que tende a ser um resultado ascendente e constante. Os passos devem ser dados com estratégia. Encontrar os usuários que estão na primeira etapa é uma oportunidade de nutrição; para na hora certa você ser lembrado. A segunda e a terceira etapa é válida, claro. Mas neste caso é preciso um esforço em conhecer além da sua persona, a sua concorrência.

Identificar a etapa da jornada de compra não corta caminho, mas o torna assertivo!

jornada de compra

Exemplo prático de uma Jornada de Compra

A equipe de marketing de uma empresa de produtos sustentáveis preparou uma série de artigos, cobrindo toda a jornada da sua persona.

Luana, 27 anos, engenheira, procurando sobre impacto ambiental e novos materiais, encontra um dos primeiros textos da etapa de descoberta. “Micro plásticos nos oceanos e o que você tem a ver com isso?” O título chama atenção e ao clicar ela entra no blog da empresa. No conteúdo, encontra muita informação, dados de institutos sérios, o que gera credibilidade e, ao final do texto o gatilho “o que você tem a ver com isso. Como você pode ajudar a mudar esse quando? Suas escolhas…”. Sutilmente o conteúdo vende a ideia de Luana adquirir um copo eco. Mas, vale lembrar que, nesta etapa, ela não estava pensando em comprar um copo eco quando acessou esse material…

Após ler sobre o assunto, aquilo ficou na cabeça de Luana. A semente foi plantada. Ao procurar por textos mais específicos, se depara com outro artigo: “Por que usar meu copo eco?”. Nesta etapa Luana já despertou um interesse pelo copo, reconhece que é uma maneira de “fazer a parte dela” com relação a questões de impacto ambiental, ainda que use plástico. Ele gosta do que lê e concorda. (etapa 2 e 3)

A partir daí, quando a Luana já sabe de maneira mais especificamente o que quer, “minimizar o impacto que causa ao meio ambiente.” Chegou a hora de apresentar o seu produto de maneira mais direta e incisiva como a solução. Seja porque você investe em outras ações de sustentabilidade ou porque seu produto causa menos impactos que outro. Ou ainda se possui outros diferenciais como acessórios para carregar o copo, etc. (considerando que você é a empresa do nosso exemplo). (etapa 4)

O segredo aqui é conquistar o cliente mostrando confiança e credibilidade. Pode sempre haver a necessidade de nutrir com mais conteúdo. Essa etapa da jornada termina mostrando porque o copo eco é a melhor opção do que continuar com descartáveis e ainda, é o momento de oferecer um diferencial para que efetue a primeira compra ao invés de ir aos concorrentes, que certamente ela já passou pelo conteúdo deles.

Se a jornada for construída da maneira correta, o cliente reconhece a sua empresa como uma autoridade no assunto. Nesse caso a chance de o cliente fechar um negócio é maior.

Mas a jornada de compra não precisa exatamente acabar aí. É sempre uma boa prática fazer um acompanhamento do cliente, um pós-venda. No exemplo anterior, a equipe de marketing pode nutrir esse cliente encaminhando artigos com novidades e até notícias. Convidar para seguir nas redes, seguir de volta e interagir!

Afinal, é muito mais barato manter um cliente do que conquistar um novo. E, se ele gostar da sua marca, produto ou serviço, ainda pode se tornar um defensor. Vale lembrar que o boca-a-boca ainda é uma das ferramentas de marketing mais poderosas.

Por fim, é necessário deixar algo bem claro. A jornada de compra não é 100% exata. Afinal, estamos falando de pessoas! Por exemplo, um cliente pode passar por ela “voando” e fechar o negócio bem rápido. Outro pode ir mais devagar e procurar bastante antes de tomar uma decisão. Alguns podem até voltar as etapas, enquanto outros, podem pulá-las. Tudo isso é normal e faz parte do trabalho. O importante é sempre confiar no conteúdo, ter paciência e estar preparado para entregá-lo no melhor momento possível.

Precisa de ajuda para identificar em que etapa da Jornada de Compra seu cliente está? Entre em contato e solicite um diagnóstico gratuito. Aumente suas vendas!