Marketing Digital – O oxigênio que sua empresa precisa para sobreviver

Independente de qual seja o segmento da sua empresa, para se manter viva no mercado, em meio a essa crise sem precedente na história do Brasil, e quem sabe até do mundo, ela vai precisar do marketing digital. Isso porque o isolamento social tem causado impactos que provocou não só mudanças na maneira de se comunicar como também em modelos de negócios e consumo.

Para além disso é algo que mudou e está mudando os negócios de um jeito sem volta. Não é alarmismo, nem futurismo. Não precisa ser um grande intelectual para perceber que as coisas não serão como antes, mesmo após a pandemia passar, mesmo depois que descobrirem uma cura, um tratamento ou uma vacina para o corona vírus.

A mudança cultural que esta pandemia está causando é na realidade uma transformação de era. Resistir ou não querer enxergar isso só vai causar um impacto maior e uma demora mais longa na recuperação econômica. Dito isso vamos pontuar algumas questões que quem quer continuar no mercado precisa ficar atento.

Investimento em Marketing Digital

Do ponto de vista dos negócios, se antes investir em marketing digital era uma opção, hoje é um item de primeira necessidade. Quem demorar para perceber vai perder espaço e mercado; e ainda, quanto mais demorar para entrar mais terá que investir para se destacar e mais tempo irá levar para ter retorno sobre esse investimento. Isso porque todos estão migrando para o digital, não sobrou outra opção. Para quê fazer outdoor, por exemplo, quem você vai impactar? Mídia impressa, pra quem ler? Promoção na loja ou espaço físico, pra quem ir?

A mídia impressa ainda é uma opção pois muitas pessoas que já assinavam revistas ou jornais continuam recebendo em suas casas, mas sem uma plataforma digital para a pessoa se informar sobre a sua empresa ou o seu negócio, será apenas um anuncio que irá para a gaiola do passarinho ou para o chão do cachorro ou do gato, entende?

Investir em marketing digital não é mais uma questão de valer a pena ou não, é uma questão de necessidade para se manter vivo e driblar a crise. Porém, só tem resultado se for feito com estratégia.  Marketing digital funciona, tanto em período de crise quanto em tempos de calmaria; isso é fato!

A grande questão aqui é que empresas estão quebrando então a palavra investimento aparece como “custo”, “gasto” e os gestores não querem nem ouvir falar em “investir”. Primeiro erro!

A questão é priorizar e saber trabalhar a gestão de crise. De onde é possível “tirar” verba para investir no que é prioridade agora? Qual é a prioridade agora, além é claro da comunicação e do marketing digital. Planejar isso é fundamental para direcionar os esforços.

Seja ele para vender produtos e serviços, ou para manter o relacionamento com clientes e leads é fundamental uma estratégia de marketing digital, entendem?

Gestão de Crise & Capital de Investimento

Agora é a hora de saber se você é um bom gestor. É na crise que conhecemos os criativos, que resolvem problemas com desapego e foco na solução. Se a sua empresa tinha uma frota de carros, avalie a necessidade de manter a frota ou se tem como diminuir. Não vai ser fácil vender, mas existem investidores vendo essas situações como oportunidades. Ou, se você pode transformar essa frota de modo que gere receita ao invés de gerar apenas custo.

Uma empresa que tem uma estrutura física com custo fixo alto, hoje obsoleta, pois, seus colaboradores estão em home office, quem sabe não é o momento de entregar o imóvel e quando voltar, adotar o home office intercalando com espaços de coworking?

E esse espaço físico, que de repente se vê com um contrato de locação rompido, quem sabe esse é exatamente o momento de fazer uma reforma e transformar esse espaço em um coworking e divulgar essa mudança no universo digital

Novos negócios estão surgindo. Restaurantes que antes não tinham delivery, agora estão sobrevivendo só disso. As pessoas precisam abrir os olhos porque vai se salvar quem flexibilizar e buscar soluções ao invés de focar apenas no problema. Criatividade é bola da vez… faz tempo!

Dentro do marketing digital existem muitas ferramentas. Uma delas é o marketing de influência e a parceria. Ter presença digital é básico! Muita coisa não precisa de investimento monetário, mas precisa investir tempo, por exemplo. Com essa troca, muitas ideias de novos negócios ou nichos estão surgindo.

No caso de empresários maiores que possuem imóveis, bens materiais, talvez seja o momento de abrir mão de alguns luxos para se manter vivo no mercado e investir no que realmente importa. Afinal, bens materiais podem ser recuperados, a reputação de uma empresa depois de uma situação de falência é um pouco mais complicada.

Além disso, compra e venda movimenta a economia, então se hoje você vende um bem material para investir na sua empresa, “amanhã” você recupera esse bem “comprando-o de volta” e assim faz a roda da economia girar… Não está fácil esse tipo de negociação, sabemos bem, mas existem caminhos…

Estratégias de Marketing Digital

Dentro dos objetivos de comunicação e marketing de qualquer empresa em qualquer tempo, estando em fase crítica, passando por crise ou não, a retenção da receita é sempre o número 1. Para isso é fundamental trabalhar os canais de relacionamento e manter a divulgação. Sempre é claro, de acordo com o público ou persona que sua empresa atua ou pretende impactar.

A melhor estratégia de marketing digital da atualidade é o Inbound Marketing por ter múltiplas ferramentas integradas em diversos canais que conseguem centralizar informações e dados para gerar relatório de resultado, medindo o ROI. E ainda, permitindo assim ajustar a comunicação. Em outras palavras, é trocar o pneu com o carro andando. Ou seja, avaliar a campanha e mudar a estratégia, se for o caso…

Hoje, além de um bom site é preciso estar nas redes. Mas não é necessário estar em todas. Basta estar onde seu público está. A internet é o ecossistema mais democrático do planeta. Existem muitos canais, ferramentas e plataformas.

Telegram, whatsapp, instagram, msn, instagram shopping, facebook, linkedin, twitter, youtube, tik tok. Pod Cast, vídeos, lives. E-mail Marketing, materiais ricos como e-books, webinars, infográficos entre outros formatos para conversão e captação de leads qualificados. Marketing de conteúdo, eventos digitais, links patrocinados, influencers, apoio e patrocínio de eventos online, entre muitos outros.

O investimento é alto? Não. Mas ficar de fora pode sair muito caro! Qual é o melhor canal? Qual a melhor estratégia? Entre em contato com a gente que mapeamos seu mercado e te entregamos um diagnóstico gratuito!