Palavras-chave – Por que são importantes na estratégia de conteúdo?

Palavras-chave direcionam o conteúdo. São filtros para os buscadores. Para ranqueá-las é preciso brigar por elas. 

Parece um termo novo, da era digital. Porém, palavras-chave existem há muito tempo. Desde antes da chegada da internet, os arquivistas usavam as palavras-chave para, por exemplo, organizar arquivos em bibliotecas, catálogos, artigos, entre outros. O uso das palavras-chave facilita o trabalho em muitas profissões. Afinal, são palavras ou termos que direcionam um assunto, ou segmentá-lo.

No marketing digital, usamos palavras-chave de cauda longa ou apenas palavras-chave. Ambas têm a mesma função. Filtrar a busca por determinado tema ou assunto.

Mas, qual a importância de fazer o SEO das palavras-chaves? O que significa “brigar por elas”? Continue a leitura que vamos explicar de maneira simples, rápida e didática.

Palavras-Chave e SEO

Keywords ou palavras-chave são os termos compostos por uma ou mais palavras colocadas nos sites de busca.  Ou seja, são as perguntas que os usuários de internet digitam para encontrar a solução para um problema, ou para buscar um produto ou serviço. Em suma, as palavras-chave são as principais ferramentas do marketing digital para fazer o usuário chegar até você ou até o seu negócio. Sendo assim, fazer o SEO do seu conteúdo é a maneira mais rápida de chegar à primeira página do Google de maneira orgânica e chamar atenção deste usuário.

Quando se trata de otimização, na sua estratégia de marketing de conteúdo é fundamental que haja a formatação de palavras-chave vinculadas ao seu negócio, site, redes e mídias digitais. Ou seja, se o core do seu business está relacionado ao agronegócio, você deve configurar seu site, por exemplo, com no mínimo 3 palavras-chave, incluindo as de cauda longa, dentro deste contexto. Outro ponto importante é ter uma conta no Google Meu Negócio, também com palavras-chave configuradas, vinculada ao perfil desta mídia.

Como ganhar uma disputa por palavras-chave?

A melhor estratégia sem dúvida é estar atento às atualizações do Google. Usadas com estratégia abrem portas e janelas, colocando leads qualificados para dentro. Em outras palavras, atraem a pessoa certa para o seu negócio, no mundo digital. Ou seja, usada da maneira certa, garante: seu negócio ser encontrado, seu conteúdo, ser lido, seu perfil ser compartilhado; e ainda, algumas curtidas no material publicado. Enfim, é a ferramenta dos olhos do marketing de conteúdo. 

Dito isso, vamos para outro passo para ganhar essa disputa. Invista também em Google Ads. A plataforma de anúncios da Google tem um planejador de palavras-chave que certamente irá potencializar o alcance do seu anúncio. Unir marketing de conteúdo para trabalhar a mídia orgânica com a estratégia de mídia paga é o caminho do sucesso para conquistar leads qualificados, aumentar suas vendas e presença digital.

No Google Ads são configuradas as palavras-chave, para ser encontrado. Ou seja, os termos pesquisados que se pretende vincular ao negócio. Para termos não associados à marca ou ao negócio, o filtro são as palavras-chave negativas. Ou seja, os termos pesquisados que NÃO se pretende vincular ao negócio.

Se seu negócio é do setor do agronegócio, por exemplo, você pode filtrar “aquecimento global” ou “desmatamento”, como “palavras-chave negativas”. Assim, os termos de pesquisa que você não quer que seja atrelado à sua empresa são configurados na plataforma. 

A disputa por palavras-chave no Google é tão relevante que duas grandes empresas do setor do varejo disputam o direito a elas na justiça. Em fevereiro deste ano, foi publicada uma liminar, mas ambas aguardam um veredicto definitivo antes da Black Friday deste ano.

Algoritmo e presença digital

Todas as ações integradas de marketing digital aumentam a presença digital do negócio. As otimizações fazem com que o algoritmo do Google trabalhe a seu favor. Entretanto, não basta configurar e fazer os plugins de SEO sem alimentar suas mídias e redes com conteúdo relevante e de qualidade.

Relacionar uma palavra-chave com outra, fazer link building e outras ações integradas potencializam o uso e alcance das palavras-chave trabalhadas. Mas, se usadas sem estratégias e de maneira que ferem as boas práticas do Google, o resultado é contrário. Em outras palavras, você pode ser penalizado pelo Google.

A inteligência artificial do Google não gosta do uso inadequado da palavra, uso excessivo ou falta de relação entre termo e conteúdo.  Por outro lado, é muito bem visto pelo algoritmo quando o seu conteúdo tem interação. Quando o texto usa sinônimos da palavra-chave em questão e quando acontece citação do seu conteúdo fora do seu canal.

Se você quer saber mais sobre SEO, palavra-chave, cauda longa, negativas e como potencializar sua presença digital com marketing de conteúdo, entre em contato. Nosso time é especialista no assunto.