UX Design e UI Design: O que é e quais são as diferenças entre eles?

Você já ouviu falar em UX Design e UI Design? Esse material é para tratar sobre a importância e a diferença entre essas duas especialidades dentro da comunicação de marca e da relação com os usuários, sejam internos ou externos, de um sistema digital. 

UX é a abreviação do termo em inglês que significa User Experience, ou seja, experiência do usuário. O UX Design é o profissional que vai além da usabilidade do site e deixa a navegação útil mas acima de tudo, agradável. Por outro lado o UI Design tem o foco mais funcional e cria interfaces fáceis e amigáveis entre sistemas.

Nem todo especialista em UX é necessariamente especialista em UI. Porém, sendo especialista, um acaba por entender um pouco sobre o trabalho do outro. E, assim, existe uma troca entre essas linguagens que transforma toda a navegação e usabilidade de sites e sistemas. É mais ou menos um, “não sei como faz, mas sei que dá pra fazer?” Isso porque tanto um quanto o outro usam linguagens dentro de um conceito de programação, com foco no usuário. Entretanto, não é trabalho de front end ou back end. Apesar de haver muito diálogo também com esses profissionais.

O processo de trabalho dos profissionais de UX Design e UI Design

De modo geral o profissional de UX Designer fica responsável pela arquitetura visual do conteúdo, cria protótipos e faz pesquisas quanto a usabilidade dos usuários, garantindo um design interativo. E, antes de aplicar tudo isso, faz testes.

Do ponto de vista técnico, um site ou um aplicativo pensado e desenvolvido por uma equipe com um especialista em UX Design e UI Design no time, certamente terá mais acessibilidade.

O profissional de UI Design cria interfaces de comunicação móveis, sistemas, softwares e sites focados na experiência dos usuários com interação simples e amigável.

Dentro das etapas dos processos de trabalho desses profissionais estão reuniões e pesquisas para identificar dores e necessidades dos usuários. A integração desses especialistas permite um desenvolvimento que une visual e usabilidade responsiva. 

Cada profissional tem uma abordagem, mas algumas etapas são comuns, como por exemplo: 

  • Entrevistar stakeholders para entender os objetivos do projeto e as metas a serem atingidas pela empresa
  • Pesquisar para entender as necessidades particulares dos usuários e personas por meio de troca de informação ou outro tipo de abordagem
  • Análise heurística, ou seja, teste e avaliação técnica de usabilidade para propor soluções de melhoramento
  • Contribuir no processo de identificação da persona para melhor conduzir o encaminhamento do projeto
  • Elaborar uma jornada do usuário para propor melhorias que irão impactar significativamente na estratégia de marketing
  • Desenvolver fluxos, wireframes e design visual interativo facilitando a comunicação e a navegabilidade
  • Elaborar  guia que facilite o entendimento dos engenheiros de software que vão programar um produto final com melhor acessibilidade garantindo boa experiência e navegabilidade
  • Entre outros

UX Design

O produto final de um material desenvolvido por um designer especialista em UX gera benefícios tanto para os usuários quanto para a empresa. Pois, à medida que um aplicativo, site ou sistema melhora a experiência do usuário, a imagem da marca é intrinsecamente trabalhada. Isso gera credibilidade, fidelização da marca, mídia espontânea e lucratividade. 

O UX Design deve participar das reuniões de planejamento e briefing. Afinal, existem algumas perguntas e informações que são particulares do processo de desenvolvimento de UX. A partir dessa etapa, outras reuniões são feitas com o cliente para tratar de especificidades do design como: Cores, logotipia, traços e elementos gráficos, perfil da empresa, tom de voz, posicionamento, entre outros fatores que influenciam nas estratégias subliminares incorporadas ao projeto. Logo, é um trabalho que integra tecnologia, pesquisa e o fator humano que vai transcender a tela por meio da experiência que o produto final vai provocar no usuário.   

Quando não há esse cuidado ou preocupação de ter um profissional de UX no time, algumas situações podem acontecer, como por exemplo:

  • quebra de expectativa na configuração de um produto – no caso de sistemas ou softwares
  • prejulgamento por parte do usuário quanto a dificuldade de navegação – seja em um App ou site
  • dificuldade ou problemas na finalização de etapas de compras – no caso de e-commerce
  • entre outros

Portanto, o UX Design é uma combinação entre usabilidade, atrativo visual de navegação, tecnologia e desenvolvimento empático com fator humano.

UI Design

Saindo um pouco do campo visual ao qual a palavra design nos leva, o especialista em UI está mais focado na usabilidade e interface entre sistemas. Ou seja, o trabalho do UI está mais nos bastidores dos sistemas ou na interação entre equipamento e usuário. Em outras palavras, o UI Designer é responsável pelas interfaces funcionais. 

Ele torna a navegação mais intuitiva, indo além da questão estética. Contudo, integra também essa interface para que haja uma boa experiência de navegação. 

Além disso, o profissional que atua na frente de UI desenvolve interfaces com formatos diferentes como por exemplo assistentes virtuais por mecanismo de voz, entre outros.

De modo geral os profissionais de UI atuam junto às equipes ou em dupla com o UX Design, departamento de TI de grandes organizações e a frente de departamentos que desenvolvem aplicativos mobile ou interfaces web, interna ou externa. Também são muito requisitados em setores de robótica e na criação de protótipos de sistemas para uso online e offline.

Por fim, a principal diferença entre UX Design e UI Design é que, apesar de ambos estarem na área de desenvolvimento de produtos digitais, um atua na harmonização de funcionalidade e estética e o outro na funcionalidade da interface. São complementares e em comum têm o objetivo de garantir a melhor experiência para o usuário.

Espero que tenha gostado do conteúdo e que tenha ajudado a entender um pouco sobre a importância desses dois profissionais para o TI, a comunicação e o marketing. Para um site responsivo e pensando com a especialidade UX, conte conosco.