PIX – A solução de pagamento digital para o seu e-commerce

Com mais de 55 milhões de usuários no Brasil, segundo dados do Banco Central, e mais de 146 milhões de chaves cadastradas, a pergunta que não quer calar é: Você já sabe usar o PIX a favor do seu e-commerce?

No início de 2020, o Banco Central do Brasil anunciou o lançamento oficial da marca PIX para pagamentos instantâneos em todo território nacional.

Além de ser uma ferramenta digital disponível nos 365 dias do ano, sem custo e que proporciona recebimento na hora, o PIX abre portas para novos clientes. Isso porque milhões de brasileiros e brasileiras já cadastraram suas chaves para fazer pagamentos e compras pela nova ferramenta. 

Simples de usar tanto para o comprador quanto para a loja, seja física ou virtual, basta ter uma conta; em uma fintech, no banco ou outra instituição financeira de pagamento. A conta não precisa ser corrente. Ou seja, as transações podem ser feitas por meio de conta poupança ou pagamento. O Pix proporciona maior segurança tanto para o lojista quanto para o consumidor. É uma ferramenta ágil, com multiplicidade de uso e que tem agradado os usuários.

A seguir algumas informações acerca do PIX e do impacto no e-commerce. Siga a leitura e veja como você pode aproveitar essa nova ferramenta para aumentar suas vendas online.

Como o PIX pode ser usado?

Antes de falar como usar, vamos resumir o que é o PIX. Uma nova ferramenta de pagamento digital, ou melhor, transação bancária, usada em mais de 50 países; com recebimento instantâneo. 

Em outras palavras, assim como fazemos TED e DOC, agora existe o PIX. Com a grande vantagem de não ter taxa, a transação é instantânea e trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quem usa e como?

  • Transações de pessoa física para pessoa física
  • Pagamento de Pessoa Física para pessoa jurídica (ou seja, para pagar uma compra em algum estabelecimento comercial – loja física e/ou online)
  • Entre pessoas jurídicas. Ou seja, um estabelecimento comercial pode pagar seu fornecedor (de PJ para PJ ou) via PIX. Em outra palavras, uma transação B2B
  • Pessoa jurídica e/ou física e órgão do governo. O pagamento do IPTU por exemplo pode ser pago via PIX. 
  • Pessoa Jurídica para pessoa física – por exemplo o pagamentos de salários
  • Governo para pessoa física – no caso de pagamento de benefícios sociais 
  • Entre outros

Continue e vamos entrar mais no detalhe do como, especialmente para o uso em e-commerce e lojas virtuais; adaptáveis a comércios com espaço físico.

Impactos no e-commerce e lojas virtuais

Imagine que um usuário está no seu site e se atrai por determinado produto. No impulso inicia o processo de compra e ao finalizar aparece como opção de pagamento: PIX, Cartão de Crédito, Débito e Boleto. Ao escolher o PIX, após todas as confirmações de praxe em menos de 1 minuto o valor é creditado na sua conta.

Com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta tão fácil e intuitiva quanto o pagamento em dinheiro, o PIX beneficia comprador e vendedor.  Nesse contexto existem pelo menos três maneiras diferentes de disponibilizar tal ferramenta:

  • Pelas chaves ou apelidos de identificação (número do celular, CPF, CNPJ, etc)
  • QR Code 
  • NFC – tecnologia Near-Field Communication (por aproximação)

Os pagamentos instantâneos têm sido desenhados com objetivo de aprimorar a experiência dos usuários e a implantação do PIX vai de encontro com isso; como uma alternativa democrática e acessível para efetuar transações bancárias. 

Para concorrer com TED, DOC, boleto, cheque e cartões, a partir de maio, a PIX Cobrança deve entrar em vigor. Ou seja, a modalidade de pagamento via PIX traz mais uma opção, com a vantagem de data de vencimento; como no formato de boleto.

A expectativa é que, com a redução de intermediários na cadeia de pagamentos, diminuam os custos e aumente ainda mais a aceitação dos e-commerces e lojistas. Além disso, a liquidez imediata otimiza o fluxo de caixa e tende a reduzir a necessidade de crédito. 

Impactos do PIX 

Para quem pensa que o impacto para os bancos está com “saldo negativo”, engane-se. Isso porque apesar do PIX não ter taxa e fazer cair a quantidade de DOC e TED; que são transações com taxa, a nova ferramenta de pagamento digital tem atraído novos correntistas.

No mundo são mais de 50 países com o uso de pagamentos instantâneos como o PIX. Entre eles estão: Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, China, entre outras potência econômicas mundiais.

No Brasil, desde 2013 vem sendo incentivado a aplicação de ferramentas e métodos de pagamentos com melhor e maior acesso; com menores ou nenhuma taxa. Em 2018 o Banco Central (BC) tomou a frente para articular a aplicabilidade de pagamento instantâneo; que nada mais são do que transferências monetárias por meio digital em tempo real e com serviço 24 horas por dia, todos os dias no ano.

Atenção! Segundo a regra estabelecida pelo BC, todas as instituições com mais de 500 mil contas de clientes ativas, serão obrigadas a participar do PIX; para as demais, com menor demanda, a participação é facultativa.

Com a transformação digital quem não se adaptar certamente vai perder vendas.

Estabelecimentos Comerciais e E-commerce 

De acordo com os dados da ABECs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, as transações de pagamento em 2019 tiveram um volume dividido em:

  • 60% à vista ou parcelado no cartão de crédito
  • 37% no débito 
  • 3% divididos em pré-pago, boletos e outros

Dentro do universo online:

  • As compras com cartão de crédito passam dos 20% 
  • Nas compras online, 80% dos usuários usam o cartão de crédito

Seja feita pelo celular (63%) ou notebook (33%) o que mais inibe uma boa experiência para o usuário e consumidor são os custos das transações via boleto e a demora para finalizar a compra uma vez que só libera após comprovação do boleto pago. Ruim para a loja e para o consumidor. Ou seja, o PIX vem para melhorar a usabilidade das transações com agilidade e segurança. 

Ainda que as transações no cartão de débito estejam em alta, ainda é insignificante quando comparada às outras formas. E, ainda comparando com o PIX, a nova ferramenta é mais vantajosa por não ter custo para nenhum lado. 

Funcional e transparente, o PIX traz acessibilidade e maior fluxo de caixa para o e-commerce brasileiro. Para melhorar seu e-commerce e promover uma experiência única ao seu usuário, faça um diagnóstico gratuito com a gente