Dicas para o seu e-commerce vender mais

Conheça os erros mais comuns cometidos no e-commerce, identifique os fatores determinantes que geram problemas e o que fazer para reverter a situação

A presença cada vez maior de pessoas conectadas a internet e o aumento de vendas no e-commerce fizeram com que muitas empresas criassem lojas virtuais a fim de impulsionar as vendas de seus produtos. Esse tipo de estratégia é sempre válida, mas, como qualquer negócio, também tem seus riscos.

Infelizmente, é comum a reclamação de muitos empreendedores de que a presença digital não deu certo devido a falta de vendas na loja virtual. Mas, quais são os erros mais comuns? O que fazer para reverter a situação?

Pra começar, precisamos dizer que todo passo deve ser dado pautado em pesquisa. E, as ações devem ser feitas com estratégia. Conhecer sua persona, ter objetivos bem traçados e delinear um diagnóstico é fundamental para iniciar ações no ecossistema digital.

Problemas mais Comuns

É importante salientar sempre que cada caso possui suas particularidades, que devem ser identificadas e resolvidas de acordo com a situação. No entanto, a lista abaixo apresenta os problemas mais recorrentes e, possíveis soluções.

Visual pouco Atraente

Já diz o ditado: “Não devemos julgar o livro pela capa”. Mas, cuidar da aparência, acessibilidade e funcionalidades do seu site já não é mais um diferencial no Universo digital. Lojas virtuais com design pouco atraente ou confuso não inspiram credibilidade. Se você quer atrair a atenção do consumidor é preciso saber se destacar. E, neste caso o visual conta bastante!

É como apresentar seus produtos em uma vitrine bagunçada na loja física. Neste caso, vale a pena investir na dupla Design + Desenvolvedor front-end. Assim, certamente o visual vai melhorar, atrair e fazer seu site se destacar no universo digital.

Lentidão para Carregar

Pesquisas indicam que o internauta espera apenas dois segundos para fechar uma página que demora a carregar. Além disso, o tempo de carregamento do site é um dos fatores levados em consideração para o ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google.

Fatores que afetam a agilidade do carregamento do seu site

  • Infraestrutura de hospedagem/ servidor inadequado
  • Imagens não compactadas
  • Arquivos e sistemas não otimizados

Mas, tendo um desenvolvedor Front-End isso já deixa de ser um problema. É preciso também tomar muito cuidado para que seu site seja responsivo, detalhe que o Fron-end resolve.

Credibilidade & Segurança

Para gerar identificação e credibilidade, as lojas virtuais devem deixar informações básicas em locais de destaque e de fácil acesso. Nome de registro, endereço físico, números de telefone, outras formas de contato, políticas da empresa, certificações e outros itens passam segurança ao internauta.

Publicar recomendações, avaliações de clientes e depoimentos, bem como colocar o logo de parceiros, são outros pontos que geram credibilidade.

Se o potencial comprador encontrar qualquer sinal que cause insegurança ou tenha uma experiência pós-venda ruim, dificilmente voltará. Uma das maneiras de evitar isso é contar com uma equipe de atendimento ágil e pronta para solucionar quaisquer problemas.

Além disso, invista em marketing de conteúdo. É uma maneira de conquistar clientes ao mostrar que sua empresa possui amplo conhecimento sobre os produtos que comercializa, o que gera um alto valor de confiança nessa relação.

Produtos com Preço ou Frete Inadequado

Precificar produtos é um desafio. Para isso, existem softwares que fazem estimativa de preços de acordo com diversos parâmetros, sempre oferecendo o valor mais adequado para você e seu cliente.

Em relação ao frete, o desejo de todo comprador é não precisar pagar pelo envio de seu produto. Mas, sabemos que nem sempre isso é viável. Para isso, existe uma prática que se torna cada vez mais comum no mercado: a negociação com empresas de logística para obter valores mais rentáveis possibilitando assim o envio sem taxa.

Baixo Número de Visitas no Site

Por que as pessoas não entram no seu site? É bem provável que não esteja bem ranqueado nos resultados de pesquisa dos buscadores como Google e outros.

Para isso, é essencial que sua loja crie maneiras de melhorar essa colocação. O marketing de conteúdo é uma das maneiras. Alinhar sua página a um blog, com informações sobre seus produtos e conteúdos otimizados pra SEO, por exemplo, pode garantir mais procuras e, consequentemente, mais acessos.

Precisa de mais alguma informação? Entre em contato com a gente!