Inbound Marketing: O que é?

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing também conhecido como Marketing de Atração é um conjunto de estratégias inovadoras de marketing que tem como objetivo atrair o público voluntariamente. O Inbound Marketing veio para romper com os conceitos da velha estratégia de marketing, onde as marcas faziam propagandas massivas e invasivas ao consumidor.

Através dessa nova estratégia de fazer marketing foi possível mudar o relacionamento das empresas com o seu público-alvo e educar o consumidor.

A história do Inbound Marketing

O Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos e começou a se popularizar em 2009, se tornando uma revolução no conceito de marketing e ganhando cada vez mais adeptos a essa nova estratégia de vendas.

O número de empresas que aderem ao Inbound Marketing se torna maior a cada dia, independente do seu porte ou segmento. O Inbound é para todos que decidem alavancar suas estratégias de vendas, estreitar o relacionamento com seus clientes e gerar mais autoridade à sua marca.

Em uma tradução ao pé da letra, Inbound Marketing significa “Marketing de Entrada” ou “Novo Marketing”, em ambas as traduções o conceito é o mesmo e a ideia principal é diferenciar o “novo marketing” do “antigo marketing”.

Basicamente o que diferencia esses dois conceitos é que, no marketing antigo era a empresa quem ia atrás do cliente. Já no novo conceito de marketing, é o cliente quem vai até a empresa, por livre e espontânea vontade.

Isso significa que as estratégias de Inbound Marketing são tão poderosas que o consumidor vai se sentir atraído por sua campanha, vai se interessar por seus produtos ou serviços, criará um relacionamento com sua marca e, consequentemente, isso resultará em um aumento nas vendas.

Quais as principais razões para adotar o Inbound Marketing nos seus negócios?

Com o avanço da tecnologia e tendo a internet cada vez mais presente no dia a dia de todo o mundo, não é novidade que as estratégias online sejam as mais eficazes. Por isso, o Inbound Marketing pode ser usado para os mais diversos segmentos de negócio.

As empresas precisam enxergar o marketing como um investimento essencial para sua alavancagem e não como um setor supérfluo para gerar mais custos.

Afinal, todas as ações promovidas pelo Inbound Marketing podem ser mensuradas pela empresa, por exemplo:

  • o número de acessos ao seu website;
  • número de visualizações que suas publicações alcançaram;
  • sua classificação de rankeamento no Google, entre várias outras.

Além disso, segundo as estatísticas podemos afirmar que:

  • as estratégias de inbound marketing são em torno de 60% mais baratas que o marketing tradicional;
  • a média do ROI (retorno sobre o investimento) gerado por ele supera 270%;
  • os blogs das empresas que utilizam o novo marketing conseguem cerca de 97% de links direcionando para sua página.

O Inbound Marketing é responsável por atrair leads, converter leads em clientes, fechar vendas e fidelizar os clientes. Em resumo, ele promove tudo que o seu negócio precisa para alavancar e se tornar competitivo no mercado atual.

Gostou desse post? Então coloque em prática essas dicas e aproveite o que as estratégias de Inbound podem fazer pela sua marca!