Inbound Marketing: O que é?

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias inovadoras de resultado

Inbound Marketing também conhecido como Marketing de Atração é um conjunto de estratégias inovadoras de marketing que tem como objetivo atrair o público voluntariamente, ou seja, de maneira orgânica.

O Inbound Marketing veio para romper com os conceitos da velha estratégia de marketing, onde as marcas faziam propagandas massivas e invasivas ao consumidor.

Através dessa nova estratégia de fazer marketing, foi possível mudar o relacionamento das empresas com o seu público-alvo e educar o consumidor. Com o Inbound Marketing é possível fazer uma comunicação mais assertiva e impactante que gera melhores resultados.

A História do Inbound Marketing

O Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos e começou a se popularizar em 2009. Se tornou uma revolução no conceito de marketing e ganhou cada vez mais adeptos, se tornando a mais nova grande estratégia de vendas.

O número de empresas que aderem ao Inbound Marketing se torna maior a cada dia. Independente do seu porte ou segmento, o Inbound é para todos que decidem alavancar suas estratégias de marketing e vendas. Além de estreitar o relacionamento com seus clientes e gerar mais autoridade à sua marca.

Em uma tradução ao pé da letra, Inbound Marketing significa “Marketing de Entrada” ou “Novo Marketing”. Em ambas as traduções, o conceito é o mesmo e a ideia principal é: diferenciar o “novo marketing” do “antigo marketing”.

Basicamente o que diferencia esses dois conceitos é que, no marketing antigo era a empresa quem ia atrás do cliente. Já no novo conceito de marketing, é o cliente quem vai até a empresa.

Isso significa que as estratégias de Inbound Marketing são tão poderosas que o consumidor vai se sentir atraído por sua campanha. Vai se interessar por seus produtos ou serviços. Criará um relacionamento com sua marca e consequentemente isso resultará em um aumento nas vendas.

Principais razões para adotar o Inbound Marketing nos Negócios

Com o avanço da tecnologia e tendo a internet cada vez mais presente no dia a dia de todo o mundo, não é novidade que as estratégias online sejam as mais eficazes. Por isso, o Inbound Marketing pode ser usado para os mais diversos segmentos de negócio.

As empresas precisam enxergar o marketing como um investimento essencial para sua alavancagem e não como um setor supérfluo para gerar mais custos. Afinal, as ações promovidas pelo Inbound Marketing podem ser mensuradas pela empresa. Entre muitos dados e relatórios que o Inbound oferece, e possível por exemplo:

  • Ter acesso ao número de acessos do website
  • Acompanhar sua classificação de rankeamento no Google
  • Saber o número de visualizações que suas publicações alcançaram

Além disso, segundo as estatísticas podemos afirmar que:

  • A média do ROI (Retorno sobre o Investimento) gerado supera 270%
  • As estratégias de Inbound Marketing tem um custo, em média, 60% menor que o marketing tradicional
  • Os blogs das empresas que utilizam o novo marketing conseguem cerca de 97% de links direcionado para sua página

O Inbound Marketing é responsável por atrair e converter leads em clientes, ajudando significativamente o time de vendas a fechar negócio.

Em resumo, promove tudo que o seu negócio precisa para alavancar e se tornar competitivo no mercado atual.

Gostou desse post? Então coloque em prática essas dicas e aproveite o que as estratégias de Inbound podem fazer pela sua marca!