Velocidade do Site: Aprenda a testar e melhorar o carregamento do seu site ou loja virtual

Velocidade do site: Neste artigo separamos as melhores dicas para você melhorar a velocidade do site, blog ou loja virtual.

Além de encontrar as principais dicas neste artigo para melhorar a velocidade do seu site ou loja virtual, separamos as principais ferramentas para você utilizar e melhorar a performance do seu site.

Velocidade do site

Atualmente vivemos na era do imediatismo, onde cada segundo é importante para os usuários. Desta forma é cada vez mais importante que seu site tenha um bom tempo de resposta.

Segundo dados da Aberdeen Group a cada segundo a mais na velocidade de carregamento de seu site pode gerar uma queda de 11% nas visualizações de seu site, outras pesquisas também indicam que 40% dos visitantes abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar.

Além destes dados você sabia que:

  • 88% dos usuários que acessam sites lentos e tiveram uma experiência ruim acabam não comprando no site;
  • 85% dos usuários mobile têm a expectativa de que seu site carregue na mesma velocidade da versão desktop;
  • 62% dos usuários que têm uma experiência ruim em seu site ou loja estarão menos propensos a comprarem com sua empresa;
  • Quando seu site é lento, 29% dos usuários de smartphone mudam imediatamente para outro site.

Além de todo impacto que um site lento pode gerar na experiência do usuário e na conversão de seu site, hoje em dia, a velocidade do site, blog ou loja virtual é um dos principais fatores que determinam um bom posicionamento do Google.

Desta forma, a velocidade de carregamento do seu site é um importante fator que interfere diretamente no posicionamento nos mecanismos de busca e na taxa de conversão de seu site. Por isso, este é um assunto que merece atenção.

velocidade do site

As melhores ferramentas

Atualmente, existem diversas e boas ferramentas para análise da velocidade do seu site, onde você consegue ter uma análise completa e detalhada além de apresentarem algumas sugestões de otimização para o seu site.

Quando analisamos o SEO de uma site, blog ou loja virtual aqui na Santa Fé/FALOMI, nós sempre checamos a velocidade de carregamento dos sites.

É claro que a velocidade de carregamento de um site é diferente quando checada de diferentes localizações, por este motivo realizamos os testes em diferentes ferramentas.

Listamos a seguir as principais ferramentas que utilizamos aqui na agência para a análise de velocidade do site.

Confira:

Google Page Speed Insights (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/)

O grande diferencial do Google PageSpeed Insights é que ele entrega resultados separados para Mobile e Desktop. Está incrível ferramenta do Google, recentemente foi atualizada para utilizar mais dados reais e assim fornecer resultados mais fiéis. Além que suas sugestões de correções foram melhoradas.

Google Page Speed Insights

GTMetrix (https://gtmetrix.com/)

Aqui na Santa Fé/FALOMI a principal ferramenta de análise que utilizamos é a GTMetrix pois ele combina várias verificações e desta forma oferece uma análise bem completa da velocidade do site.

GTMetrix

Pingdom Website Speedtest Tools (https://tools.pingdom.com/)

O legal da ferramenta Pingdom Website Speedtest Tools é possibilidade de realizar testes de múltiplas localizações.

Pingdom Website Speedtest Tools

WebPageTest (http://www.webpagetest.org/)

O WebPageTest faz algumas classificações menos técnicas que facilitam o entendimento dos resultados.

WebPageTest

Google Lighthouse (https://developers.google.com/web/tools/lighthouse/)

O Google Lighthouse foi desenvolvido originalmente para avaliar os progressives web apps. No entanto, oferece excelentes informações sobre a velocidade da página e a experiência do usuário do seu site para dispositivos móveis, com base em testes reais.

Google Lighthouse

Recomendamos que você utilize todas essas ferramentas para verificar a velocidade do seu site, blog ou loja virtual.

Em conjunto, estas ferramentas fornecem uma visão completa da velocidade de carregamento de seu site.

Plugins WordPress para acelerar de site

Se você tem um site ou blog em WordPress uma solução para melhorar a velocidade do site é utilizar um plugin de armazenamento de cache, caso sua hospedagem não forneça armazenamento de cache.

Mas antes de apresentarmos alguns plugins, você sabe o que é cache?

Cachê é um depósito que armazena uma cópia de arquivos para acelerar a recuperação de dados.

Dentre as opções de plugins, temos o WP Super Cache e o WP Rocket.

WP Super Cache

O WP Super Cache é uma opção gratuita que faz o que promete, armazena o cache de seu site sem muita complicação.

WP Rocket

WP Rocket é um plugin pago, que oferece uma solução simples e segura de acelerar o seu site.

Utilize um CDN

O CDN é uma excelente ferramenta para melhorar o desempenho e performance de seu site, blog ou e-commerce.

CDN é abreviação de Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo.

O CDN é uma solução que traz seu site fisicamente para perto de seu visitante, pois se o seu site estiver hospedado em um servidor em São Paulo e seu visitante for de Berlin, na Alemanha, pode haver uma latência longa que resulte em perda de desempenho. Ao adicionar um CDN, você pode veicular seu site a partir de um local próximo ao seu visitante e, desta forma, melhorar drasticamente a performance de seu site.

Ou seja o CDN armazena réplicas do conteúdo de seu site baseando-se de forma geográfica.

Minificação

A minificação é um processo de redução de informações desnecessárias do códigos de sua aplicação, sem que esta redução afete no funcionamento da aplicação.

Recomendam-se as seguintes minificações:

  • HTML;
  • CSS;
  • JS;
  • Imagens.

velocidade do site - codigo minificado

Conclusão

Cada vez mais ter um site ou loja com boa performance é fundamental para que você tenha uma boa taxa de conversão, visitas e vendas.

Se seu site não vem apresentando bons resultados aplique as dicas contidas neste artigo e verifique os pontos de melhorias.

Para melhorar a performance de carregamento de seu site, blog ou e-commerce é importante que siga as seguintes recomendações:

  • Utilizar um plugin de armazenamento de cache;
  • Utilizar CDN;
  • Minificar imagens, js, html e css.

Aplique essas recomendações e melhore os resultados de seu site ou entre em contato para que o time da Santa Fé/FALOMI faça uma análise gratuita de seu site. Fale com nossos consultores.