Autenticidade para o Google é coisa séria. Conheça as consequências de copiar conteúdo!

Quem trabalha com Inbound Marketing como estratégia de comunicação sabe que o marketing de conteúdo é “a cereja do bolo” dessa metodologia. Por meio da produção de conteúdo, todas as outras ferramentas e ações de marketing se desenrolam no Inbound como uma teia para: atrair, converter, vender e fidelizar o prospect, estabelecendo uma rede de relacionamento. Por isso, a autenticidade para o Google entra como um pilar essencial do planejamento de conteúdo digital.

Isso porque o buscador tem algoritmos que avaliam a autenticidade do que você publica, e a penalização é uma forma de garantir qualidade aos conteúdos publicados e, de certa forma, respeitar o direito intelectual dos autores. 

A tecnologia dos algoritmos usam práticas que identificam a “otimização enganosa”. Entre outras retaliações, o buscador provoca queda no rankeamento da página e até o desaparecimento da mesma no buscador. Quem nunca clicou em um link que levou para uma “página não encontrada”?

Essa situação pode ser uma penalização por plágio ou por outras razões. Continue a leitura …

Autenticidade para o Google é o caminho orgânico do ranking 🔝

O Google gosta do que é bom. Ou melhor, para se manter como o maior site de buscas da rede internacional de computadores, é preciso manter a credibilidade. Por isso a autenticidade para o Google é um critério extremamente relevante. Você pode ter o site mais responsivo e com a melhor experiência para o usuário, com o design mais atrativo do seu segmento. Isso sem dúvida vai te ajudar a rankear no Google. Os algoritmos adoram isso! Logo, vale a pena esse investimento.

Mas, tudo isso precisa ter conteúdo original, de qualidade e otimizado. Escolhendo bem as palavras-chaves e sabendo usar de forma direcionada, sua segmentação vai fazer o time de vendas bater as metas, sua presença digital vai crescer e certamente você vai chegar à primeira página do Google…

Pra isso acontecer é preciso seguir alguns passos:

  • Produza conteúdos relevantes
  • Ainda que use outros materiais como referência, escreva com originalidade
  • Use palavras-chaves filtradas em ferramentas como o Google Trends 
  • Entreviste especialistas para produzir seus conteúdos. A chance do padrão de autenticidade para o Google ser alta, é ainda maior nesses casos.
  • Publique conteúdos com frequência e, periodicidade
  • Procure conhecer melhor o regulamento do Google e as métricas do Google Analytics e o Google Webmaster Tool
  • Conheça as métricas para o tamanho de título ideal, uso de palavra chave no título de SEO e na meta descrição
  • Faça links internos e externos no seu texto estabelecendo conexão com canais idôneos e relevantes para o seu nicho
  • Use as técnicas de SEO, como algumas citadas anteriormente, e jamais caia no “black had”
  • Depois de pronto, verifique a autenticidade do seu texto em ferramentas digitais como por exemplo: Plagiarisma, Plagium, Dupli Checker, Plagiarism ou algum outro que você conheça… Todos esses tem versões gratuitas e pagas.
  • Por fim, vale lembrar que, copiar, colar, inverter a ordem das palavras ou trocar por um sinônimo ou outro, não vai enganar a inteligência artificial do algoritmo do Google…

Se você fizer tudo isso e ainda assim, o tráfego do seu site começar a cair, o número de visitas e navegação reduzir drasticamente, o site for pra 3ª, 5ª, 10ª página do Google, ou pior, aparecer “página não encontrada”, o Algoritmo pode ter identificado conteúdos plagiados infringindo a métrica de autenticidade que o Google tanto preza. Essas são algumas penalidades para conteúdos replicados.

Como funciona a Autenticidade para o Google 

Antes de “começarmos”, vale destacar que o algoritmo do Google é atualizado constantemente e que estamos falando de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com mais de 50 mil mentes brilhantes trabalhando para melhorar e garantir sua reputação.

Dito isso, vamos aos “conteúdos duplicados”. Uma simples “opção” no seu domínio ou endereço eletrônico, para o Google é um conteúdo duplicado. Em outras palavras, se o seu site pode ser acessado usando: “www”.lorenipsum…”, ou direto com “http://”lorenipsum… ou ainda, “https://”lorenipsum… o Google pode entender como conteúdo duplicado.

Mas, calma. As penalizações extremas como as já citadas anteriormente – perda de posição no ranking, desindexação da página ou do domínio, dificuldade para indexar páginas novas, ou que teve a alteração de URL feita errada, são em casos que passam de um limite aceitável. O bom senso também é uma boa prática até dos algoritmos do Google.

Por exemplo, no caso de conteúdos que usam nomes de órgãos governamentais, instituições nacionais ou internacionais, frases comuns ou termos técnicos, quando colocadas nas ferramentas de “verificação de plágio”, pode acontecer da porcentagem de autenticidade considerar seu texto “90% autêntico”. Até 85% de autenticidade, não há grandes penalizações do Google; desde que o volume dos seus conteúdos sejam em sua grande maioria originais.

Quando houver necessidade de copiar um trecho de uma lei, por exemplo, o ideal é que, neste caso, se faça um link externo. Ajuda na otimização e evita a caracterização de plágio pois você está direcionando aquele texto para a fonte original do conteúdo copiado.

Outro ponto muito relevante é com relação à releases disparados para imprensa ou até mesmo de conteúdos idênticos dentro do próprio site, mas em páginas diferentes. Os materiais enviados para veículos com objetivo de gerar mídia espontânea geralmente são publicados na íntegra, com o crédito da fonte para “Assessoria de Imprensa” da empresa. Logo, se a sua empresa publica em seu site o mesmo texto e este conteúdo é replicado muitas vezes, acende um sinal de alerta nos algoritmos do Google. Afinal, ele entende que o mesmo texto aparecendo em diferentes canais é um spam que precisa ser combatido para garantir qualidade, originalidade e credibilidade. O mesmo acontece quando você replica o mesmo texto em diferentes páginas do seu site.

Por fim, o erro “not found” ou página não encontrada pode sim ter sido uma penalidade ‘extrema’ onde o Google tirou seu site do ar; mas é algo simples pra quem atua na área corrigir. Porém, será preciso muito trabalho para recuperar sua colocação. Para tranquilizar os corações mais aflitos, o erro pode ter sido apenas consequência de um endereço escrito de forma incorreta, uma alteração ou redirecionamento na URL feito errado, um link interno inválido ou antigo, entre outros; também fácil de se corrigir.

Caso precise entre em contato. Ajudar nossos clientes e parceiros é nosso trabalho e fazemos com muito carinho e afinco.