Avaliação no Google – Qual a importância?

Antes de entrarmos propriamente na importância da avaliação no Google, vamos pontuar uma coisa essencial para entendê-la: os algoritmos.

O que avaliação no Google tem a ver com algoritmo? Tudo! Na internet todas as ações que são feitas, não importa a ferramenta, o formato ou a estratégia, o foco é sempre nos algoritmos; que nada mais são do que uma sequência de dados organizados e sistematizados em uma rede infinita, chamada internet. A inteligência artificial cada vez mais associada a ciência da computação junto com a engenharia de dados, analisam e estudam softwares de automação e sistematização de dados inseridos na internet. Uma teia se forma, informações se cruzam e conversam entre si dentro da internet colocando sites nas primeiras páginas dos buscadores; Ah! E temos também os cookies que sugerem assuntos para você depois que você permite que eles tenham acesso às suas “preferências”. 

Então, nem sempre o que aparece na primeira página do seu computador aparecerá na primeira página do computador do seu vizinho; isso porque o algoritmo e a inteligência artificial filtra de acordo com a sua pesquisa e o seu perfil de interesse. Porém, quando uma empresa trabalha de maneira estratégica seu marketing digital ela consegue estar na primeira página de quem quer que seja, independente dos cookies e das pesquisas “guardadas” e captadas pelos algoritmos que já estão “viciados” na máquina. 

O Google Meu Negócio por exemplo é uma ferramenta específica para quem tem um negócio físico ou virtual e pretende nichar sua comunicação ao mesmo tempo que quer atingir de forma ampla quem procura por um produto ou serviço específico. 

Em outras palavras, o Google Meu Negócio é como se fosse um atalho dentro do Google para o usuário encontrar a sua empresa. Ou seja, se alguém digitar o nome da sua empresa ou da marca ou ainda de um produto que você vende e você tiver uma conta no Google Meu Negócio, a probabilidade de aparecer na primeira página e o acesso ser mais rápido, é maior. Além disso informações, como: site, perfil de redes sociais, endereço físico e telefone (se houver) tendem a aparecer em destaque. No caso de negócios locais a chance de ser encontrado é ainda maior devido a possibilidade de filtrar por georreferenciamento. Sabe a opção de “saber sua localização”? Pois é. Georreferenciamento do Google 😉. 

Lembrando que sua conta no Google Meu Negócio deve estar ativa e bem estruturada. Estar bem estruturada passa impreterivelmente pelas ‘Avaliações no Google’ e interações com as mesmas. Essa ferramenta é negligenciada por muitos, mas ela gera tráfego no seu site, credibilidade no seu produto ou serviço e, autoridade frente a concorrência. 

Dados da Google apontam que empresas com contas no Google Meu Negócio que têm seus perfis avaliados e portanto, validados, garantem um índice de 50% de chances a mais de serem encontradas.

A Importância das Avaliações no Google

Seja positiva ou negativa a avaliação rankeia. Assim como like ou deslike nos vídeos do youtube, a avaliação negativa também contribui para o rankeamento, isso porque a inteligência artificial é pautada em algoritmos; então, o algoritmo entende que você está sendo avaliado por meio dos números, dos dados. Ele não sabe se o texto está elogiando ou criticando, o algoritmo só entende que está havendo interação, entendem? Por isso, quando você interage ajuda também no rankeamento. Por que? Sim, porque para o algoritmo é mais um comentário ou avaliação. 

Opa, mas peraí. Não cometa a irracionalidade de cogitar a contratação de “bots” para te avaliar. Não subestime seu público. O consumidor sabe identificar perfeitamente uma linguagem robótica bem como tem uma coisa nata do ser humano chamada intuição ou sensibilidade que percebe e desconfia de elogios vazios e subjetivos. 

Uma avaliação geralmente é singular porque fala da experiência pessoal de cada um. Tem quem destaque o atendimento, outras pessoas elogiam o produto, mas na mesma avaliação criticam um atraso; enfim, para a estratégia funcionar e ir além do rankeamento, precisa ser de verdade.

Até aqui explicamos sobre como as avaliações podem ajudar a melhorar seu posicionamento no Google; à medida que as mesmas aumentam, a inteligência artificial dos algoritmos do buscador interpreta que você oferece um produto ou serviço relevante e confiável. Mas, quem deve considerar seu produto confiável e relevante são os usuários. O Google ajuda na visibilidade, mas para que as avaliações sejam positivas você precisa:

  • Ter de fato um produto ou serviço de qualidade

  • Garantir um bom atendimento na pré-venda e um ótimo no atendimento pós-venda

Além de facilidade de pagamento, diferenciais relevantes para o mercado consumidor como por exemplo o prazo de entrega ou frete grátis, etc. 

Tendo isso é importante na sua estratégia de comunicação ter ações que incentive seus clientes a postarem as avaliações tanto no Google quanto em outras plataformas possíveis.

Feito isso é essencial, como já foi falado, que você interaja com as avaliações com o menor espaço de tempo possível. Quando uma avaliação for negativa responda prontamente com a mesma linguagem atenciosa que você dá a uma avaliação positiva, procurando entender a insatisfação do cliente e mais que isso, procurando uma forma de reverter tal experiência. Isso pode render uma reavaliação positiva que pode ser usada inclusive em alguma peça de divulgação institucional no futuro.

Existem muitas maneiras uma delas é por e-mail. Envie um cupom e agradeça pela compra. Neste e-mail você agradece a preferência e incentiva que o cliente faça uma avaliação no Google, em troca da avaliação, seja positiva ou não, a pessoa recebe automaticamente um cupom de desconto para a próxima compra. 

Invista tempo e energia na busca por avaliação no Google. Além de ser um portal de comunicação direto com seu consumidor abre uma janela para o mundo ver o que de fato estão achando do seu produto ou serviço. Quem é bom, não tem medo das avaliações públicas!