Filmes Clássicos: Comunicação e Marketing

Trabalhar com comunicação e marketing é usar criatividade e estratégia com responsabilidade.Veja essa lista de 13 Filmes Clássicos!

Não é de hoje que a sétima arte desperta a curiosidade e desvenda os bastidores da profissão de quem trabalha com comunicação. A lista dos filmes que tratam explicitamente do assunto é grande; se unirmos a lista dos filmes que podemos fazer analogia com o trabalho de estratégias de marketing, daria um e-book, ou melhor uma coletânea.

Neste artigo trazemos uma lista com 13 clássicos que vão desde documentário ao gênero humorístico, passando pelo biográfico e baseado em fatos reais.

Independente da área ou segmento de mercado, assistir filmes estimula a criatividade e amplia o conhecimento. Não a toa o cinema é considerado a sétima arte.

As artes, seja dança, música, poesia, escultura, pintura ou cinema, pode ser, além de uma válvula de escape para o stress do dia a dia, a melhor maneira de aumentar seu repertório cultural que vai oxigenar as ideias.

Para quem trabalha com comunicação a exigência e a expectativa são ainda mais significativas. Para ganhar reconhecimento é preciso credibilidade e autoridade nos mais variados assuntos. Estar atualizado é o mínimo que se espera. Ter conhecimento exige repertório. Para aumentar seu repertório, separamos 13 títulos que vão da década de 70 ao ano de 2019.

Veja essa lista de 13 Filmes Clássicos que traz conteúdos éticos, morais e informativos em vários gêneros 

Todos os homens do presidente (1976)

Clássico do jornalismo, Todos os Homens do Presidente, mostra as dificuldades de dois repórteres investigativos na década de 70. A trama do enredo se dá sobre as eleição presidencial de Richard Nixon. Além do enredo, vale observar as diferenças tecnológicas de como era trabalhar em uma redação na década de 70 e como é hoje. É válido também o olhar para as coisas que se perpetuam e, neste caso, não se trata de tecnologia. Para quem trabalha com campanha eleitoral e marketing político é uma ótima dica, mas não daremos spoiler…

O Quarto Poder (1998)

Também relacionado ao jornalismo, mas sendo muito nítida a analogia com a publicidade, O Quarto Poder é outro clássico que mostra a potência da mídia perante a opinião pública e como isso influencia as tomadas de decisão. Essa influência é que pode ser análoga à publicidade, que faz uma comunicação direcionada para influenciar na tomada de decisão do consumidor.

Piratas do Vale do Silício (1999)

Clássico também para os curiosos da tecnologia e da informática, para além do marketing e da comunicação, Piratas do Vale do Silício é baseado na história de Steve Jobs e Bill Gates, quando eram ainda estudantes. O começo da revolução dos computadores e da disputa entre Apple e Microsoft, pode ser vista aqui. Para quem trabalha com comunicação e tecnologia um pouco de história é sempre bom.

Do Que as Mulheres Gostam (2001)

Do que as mulheres gostam é uma comédia que, em alguns momentos pode parecer provocativo em alguns pontos para algumas mulheres mas, traz uma reflexão para além do gênero. A grande sacada desse filme é a mensagem: ‘seja consumidor do produto que você vende’. Quando você usa consegue minimamente ter uma opinião ou uma experiência similar a da sua persona. Com muitas doses de humor, há 18 anos já se ensinava sobre UX só que com outro nome…

O Preço de Uma Verdade (2003)

Trabalhar com comunicação é ter compromisso com a verdade. Seja na área do jornalismo ou da publicidade. Fake news ou propaganda enganosa são duas práticas que mostram falta de ética e profissionalismo. Em O Preço de Uma verdade o repórter Stephen Glass sofre as consequências quanto a falsidade ideológica de seus textos e conteúdos. Você já parou pra pensar sobre plágio, credibilidade de conteúdo e autenticidade? Esse filme provoca essa reflexão!

De Repente 30 (2004)

Uma comédia que marcou o começo do ano 2000, De repente 30 conta os desafios de Jenna Rink, editora de uma revista que, em determinado momento se descobre desonesta e decide se reinventar! Com Christa B. Allen e Mark Ruffalo é um filme leve e que pode trazer boas lições; As vezes a estratégia está em olhar pra dentro, recortar, colar, reinventar e só depois colocar a tecnologia para agir. Não entendeu? Assiste, é divertido e vai trazer boas ideias. Tudo vai de acordo com o olhar a que se direciona…

O Diabo Veste Prada (2006)

Para quem quer saber como é trabalhar sobre pressão em uma revista de elite, O Diabo Veste Prada é um bom exemplo. Trazendo para o universo do marketing, a personagem de Andy faz um rebranding de sua imagem para conseguir conquistar credibilidade e respeito pelo seu trabalho e ganhar o reconhecimento de sua chefe, Meryl Streep no papel de Miranda Priestly.

A rede social (2010)

Figura carimbada de todas as listas de filmes relacionados a comunicação e marketing, A Rede Social não podia faltar nas nossas sugestões. A história de como surgiu o facebook já entrou para os clássicos da comunicação e marketing. Para quem pensa que Mark Zuckerberg é o protagonista, está enganado. Para quem tem olhar clínico é fácil perceber que o grande astro do filme são os Algorítimos.

Muito Além do Peso (2012)

O documentário Muito Além do Peso da cineasta Estela Rennertraz luz sobre a má alimentação infantil em consequência da comunicação direcionada as crianças. Um enfrentamento ousado ao mercado publicitário que quebrou paradigmas e refletiu na nova regulamentação publicitária. O doc conta com a participação de Alex Bogusky, ex-sócio de premiada agência; Amélio Godoy é presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia; Maluh Barciotte, mestre em Biologia e Doutora em Saúde Pública e Ambiental; Entre outros nomes que trazem força e embasamento científico ao doc. Vale a pena perceber, com um olhar mais profundo, o desafio de fazer uma comunicação criativa, verdadeira e responsável voltada para as crianças!

Chef (2014)

Aparentemente apenas uma comédia para se divertir e comer pipoca em família. Mas, como comentado no começo deste artigo, a sétima arte tem o poder de oxigenar o cérebro e nos fazer enxergar mais longe… Neste longa, além da diversão é possível fazer uma analogia com os desafios enfrentados pelos profissionais de marketing quando sugerem uma ação diferente aos clientes que muitas vezes ficam estagnados com receio de enfrentar os riscos da inovação… É possível identificar neste filme que para obter um bom resultado é preciso saber aproveitar as oportunidades principalmente em um momento de gerenciamento de crise.

Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Exibido em setembro de 2015, Spotlight: Segredos Revelados marcou o 40º Festival Internacional de Cinema de Toronto. Baseado em uma chocante história real, o filme retrata as dificuldades de um grupo de jornalistas que ousou enfrentar a igreja católica ao denunciar crimes de pedofilia envolvendo líderes religiosos. Um filme que merece estar em todas as listas indicadas para profissionais de comunicação para lembrar que, o primeiro compromisso, deve ser sempre com a verdade!

Steve Jobs (2016)

Steve Jobs um drama biográfico que retrata a vida do fundador da Macintosh. Questões pessoais e profissionais são tratados no longa que caminha entre os anos 70 e 84. Além de mostrar a importância da tecnologia para os profissionais de marketing o filme deixa claro que “gênios” são pessoas comuns, com problemas corriqueiros. Vale a pena ver com um olhar bem cuidadoso para extrair muitos ensinamentos.

Privacidade Hackeada (2019)

Em tempos de sensação de viver em um episódio da série Black Mirror e de teorias estapafúrdias da conspiração, um choque de realidade: o documentário original Netflix The Great Hack. Em tradução livre “Privacidade Hackeada” trata-se do polêmico caso de hackers da Cambridge Analytica e as últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Este doc traz um conteúdo muito interessante sobre privacidade de dados e algorítimos. Vale a pena assistir!