Google Search Console – Saiba como melhorar sua presença digital com uma ferramenta gratuita

O Google Search Console é a ferramenta que ajuda a entender como o Google vê seu site e te dá informações para melhorar sua presença digital.

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Criada em 2005 a ferramenta já passou por algumas atualizações e nomenclaturas até chegar aqui. Atualmente, além dos desenvolvedores e webmasters, certamente designers, profissionais de marketing e pequenos empresários também estão conseguindo trabalhar com a ferramenta.

Essencial para entender o que melhorar em seus sites e aumentar a presença digital, a ferramenta é gratuita e com sistema amigável.

Além disso, com o uso da ferramenta é possível corrigir problemas no site e colocá-lo na primeira página do Google. Mas não é só isso. O Google Search Console tem muitas funcionalidades. Nesse conteúdo vamos trazer um panorama geral para você melhorar a experiência do usuário que navega no seu site ou e-commerce.

Com o site otimizado, vai ficar mais fácil chegar e permanecer na primeira página do Google. Sendo assim, para começar, é preciso criar uma conta no Google Analytics. Em seguida, o próximo passo é integrar com o Google Search Console.

Google Search Console – A ferramenta gratuita que faz você entender o algoritmo do Google

O Search Console na verdade é uma ferramenta que te ajuda a entender como o Google te vê. Ou melhor, como o buscador vê o seu site. E, com as informações que a ferramenta entrega, você consegue melhorar sua presença digital.

Além disso, o relatório do Search Console ajuda a resolver problemas relacionados à presença digital do seu site nos resultados de busca da própria Google.

Atualmente, além do desenvolvedor ou a pessoa que cuida dos seus canais digitais, você também consegue ter muito mais materialidade e dados para otimizar seu site e outros canais. Afinal, ferramenta permite que você consiga trabalhar quase que intuitivamente. 

Para tal é preciso preencher ponto a ponto todos os campos e informações que a ferramenta pede. Como, por exemplo, dados de URL, títulos longos e curtos, nome das imagens do site, etc. É importante também dividir marcadores por categorias pois são meios de otimizar no aspecto de pesquisa.

Apesar das muitas funcionalidades, o que mais atrai as pessoas para a ferramenta certamente são os relatórios que permitem a análise de tráfego e de desempenho do site nas buscas online.

A ferramenta informa ainda sobre problemas como indexação das páginas do site pelo Google e alerta sobre possíveis erros ou falhas de segurança. Além disso, nos relatórios são sugeridas melhorias nos códigos mostrando todo o tráfego do seu site.

Ações mapeadas pelo Search Console

  • Palavras-chave mais buscadas relacionadas com seu site.
  • Páginas do seu site citadas em outros sites.
  • Países que acessam seu site.
  • Por quais dispositivo seu site é mais acessado.
  • Pesquisa para web ou para imagens.
  • Mapeamento com análise por data.
  • Número de cliques e visualizações.
  • Ranqueamento e páginas indexadas.
  • Entre outros.

Dentro do relatório que o Search Console entrega é possível obter as seguintes informações sobre o seu site:

  • Se o seu site está no “radar” do Google. Ou seja, se seu site está otimizado para aparecer nas páginas do buscador quando alguém faz uma pesquisa relacionada com o seu negócio ou conteúdo.
  • Rastreabilidade. Em outras palavras, se o Google está conseguindo rastrear o seu site.
  • Problemas com indexação de páginas.
  • Dados de tráfego (frequência, palavras chave, entre outras).
  • Problemas de spam relacionados ao seu site que atrapalham na indexação.
  • Links internos e externos.
  • Usabilidade, recursos diversos de pesquisa, acessibilidade e problemas para AMP.
  • Entre outros.

O passo a passo detalhado para criar sua conta, integrar o Search Console com o Analytics e começar a usar essas duas ferramentas a seu favor, você encontra aqui.

Acompanhe as métricas mensalmente

Depois de conhecer e preencher todos os menus e submenus da ferramenta você também vai mapear quais métricas devem ser acompanhadas mensalmente, trimestralmente e assim por diante. Contudo, quem vai ditar isso é o marketing. Dependendo do objetivo será definida a periodicidade de uma métrica ou outra. 

Malware e conteúdo duplicado, por exemplo, são questões que precisam estar sempre sendo observadas. Ou seja, são prioridades máximas para serem resolvidas imediatamente. Assim como as páginas geradas automaticamente. 

Entretanto, um site de conteúdo que tem a função de divulgar uma marca ou serviço terá métricas com prioridades diferentes de um site ou e-commerce de venda efetiva de produtos. Logo, as avaliações dessas métricas se dão em contextos diferentes. Porém, indicamos estar sempre atentos as seguintes métricas:

  • Search Analytics – Ou seja, volume de buscas por palavras-chave e cliques
  • HTML e PageSpeed Insights – como estão os códigos? Estão atualizados? Seu site está responsivo? O design está funcionando bem? Como está a feedback de experiência do usuário? E a acessibilidade? Fez alguma atualização quanto a isso? Novo formato – mecanismo de voz, conteúdo com tradução em LIBRAS, etc.
  • Indexação das páginas – estão estáveis no Google?
  • Rastreamento – os robozinhos do Google estão conseguindo rastrear todas as suas páginas sem problemas?

Além disso, é importante observar as métricas mensalmente. E, pontuar quando houver ações diferenciadas como eventos, promoções, campanhas, etc. 

Nos sites dos nossos clientes indicamos que seja feita a integração com as ferramentas Google. Sendo assim, terão sempre um relatório mais completo com todas as informações que serão relevantes, tanto para melhorar a presença digital quanto para usar nas ações estratégicas da comunicação e do marketing. 

Temos uma equipe de desenvolvedores especialistas em usar e explorar as ferramentas da Google que certamente podem te ajudar. Se precisar, conte com a gente.