Investir em Marketing Digital Funciona. Conheça aqui as ferramentas certas!

Marketing digital funciona! Acesse e conheça o processo por traz dessa estratégia de comunicação que tem tirado o sono de empresários, ditando quem se mantém e quem está fora do mercado.

Para falar sobre marketing digital (MD) vamos antes contextualizar o termo. Essa terminologia começou a ser usada no início dos anos 2000. Então, é algo deste século, que está acontecendo. Por isso, com frequência vemos surgir novas técnicas, métodos e ferramentas para medir resultado e aplicar o marketing digital. Dito isso, vamos ao conceito de marketing para, em seguida alinharmos o que se conhece por MD.

Quando estudamos sobre comunicação, podemos dividir o marketing como o cérebro/estratégia, a publicidade um braço e a propaganda o outro… E assim vamos montando o “boneco” da nossa comunicação estratégica.

O marketing entra como cérebro dentro do conceito de pesquisa de mercado, ciência estratégica que vai dar início ao processo de comunicação; processo esse que vai direcionar as peças publicitárias, os canais e mídias onde a propaganda dessas peças serão propagadas/veiculadas.

Dito isso, podemos ir ao ponto: Marketing Digital. É isso. O estudo do mercado digital onde a internet é o canal. De modo geral, a comunicação feita por meio do marketing digital visa contribuir e facilitar os processos de vendas, entre outros objetivos da empresa. Resumimos, muito? Mas, a ideia é essa. O processo não é simples, mas é fácil de entender sua lógica. 😉

Marketing Digital Funciona

Detalhando um pouco os processos de Marketing Digital

Para vender um produto ou um serviço na internet, ou ainda, para que sua marca ganhe destaque na memória e valor no coração das pessoas, a presença digital hoje é fundamental.

  • Redes sociais faz parte do marketing digital? Sim!
  • E ter um site? Sim!
  • Preciso ter um blog no meu site para fazer marketing digital? Existem outras estratégias além do blog, mas ele é uma ótima base de sustentação para outras ferramentas. Ou seja, é bom ter!
  • Aparecer nas pesquisas dos buscadores online, é marketing digital? Certamente que sim. Ainda que seja em anúncios pagos. Mas existem estratégias para conquistar esse alcance de maneira orgânica.

De maneira abrangente pode-se dizer que todas as ações que envolvam a internet estão no escopo do marketing digital; seja para aumentar/melhorar sua rede de relacionamento ou divulgar produtos e serviços.

O grande “pulo do gato” do marketing digital é a possibilidade de segmentação. Com a evolução da Internet a comunicação está cada vez mais direcionada. Antes, no começo da internet, a comunicação seguia o mesmo caminho do offline. Você falava pra todo mundo e não sabia quem estava sendo impactado. Hoje, com as ferramentas que surgem a cada dia, é possível medir acessos, cliques e resultado de venda, bem como segmentar seu público em personas e direcionar seu conteúdo de maneira automatizada.

Então… Vamos à alguns passos básicos desse processo

Independente se o objetivo da sua comunicação é vender um produto, um serviço ou fazer uma divulgação institucional, tenha sempre em mente a experiência do usuário. Aqui já estamos falando em ferramentas e estratégias; logo entende-se que já passamos pela etapa de pesquisa e planejamento.

  • O foco é venda? Alinhe as etapas do funil de vendas!
  • Aqui as Landing Pages (LP) ajudam muito nas fases de geração, segmentação e qualificação. Use!
  • Definiu sua persona? Fale com ela. Mantenha um fluxo de nutrição com CTA (call to action). Como? Com conteúdo. Neste momento é indispensável usar técnicas de SEO para ganhar alcance orgânico.

Para saber se deu certo, existem ferramentas que calculam o ROI – Return Of Investment e o CAC – Custo de Aquisição por Cliente. Sim, o marketing digital te possibilita métricas de investimento, coisa que a comunicação tradicional não faz. Mas, nada impede que se faça uma comunicação integrada.

Marketing Digital

Ainda no universo digital você pode:

  • Segmentar o nicho de mercado
  • Usar as ferramentas de automação
  • Garantir o ‘time’ no atendimento online
  • Medir os resultados das ações. Mudar. Testar.
  • Promover engajamento nas suas redes sociais. Como? Interaja!
  • Vincular seu site a conteúdos de outros sites, que tenham autoridade no assunto
  • Produzir conteúdo interessante, de utilidade pública e relevância – use a estratégia do funil

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de testar estratégias e ferramentas. Afinal, não há receita pronta e sim testes. Acredite, testar faz parte da estratégia. Afinal, nem sempre o que funciona para um negócio irá gerar o mesmo resultado em outro.

Sete Erros mais comuns no Marketing Digital

  1. É segredo!

Essa ideia está ultrapassada. Quanto mais parceria o seu negócio tem, maior será o seu alcance orgânico no universo digital. 😉

  1. Frequência pra que?

Fazer a comunicação digital sem métrica, periodicidade e frequência prejudica sua presença digital. Em outras palavras, manter a continuidade de nutrição do seu canal é a estratégia que vai posicionar bem seu negócio nos buscadores, aumentar seu engajamento e garantir resultado! 🤑

  1. Marketing Digital é simples!

Hummm. Não é! O marketing digital faz parte do estudo da ciência da comunicação. Pode ser fácil de entender, mas não é simples aplicar. Precisa ter conhecimento, comprometimento, pesquisa e hard work! 🤯

Marketing Digital Funciona

  1. Tive uma ideia que vai bombar!

Não é assim que “as ideias bombam”. Ok, as vezes acontece. Mas, se você tem um negócio, e quer usar a comunicação de maneira séria, é preciso fazer um planejamento. Isso sim vai fazer o seu negócio “bombar”, o que não necessariamente significa “viralizar” algo na internet. 😘

  1. Meu filho sabe fazer site

Leve a comunicação a sério. Se seu filho, filha, sobrinho, neta, seja quem for, souber realmente fazer um site. Ótimo! Mas, do contrário, se for só pra economizar ($), não faça isso. Sua empresa precisa de um profissional! 🧠

  1. Ficarei rico em pouco tempo só investindo em marketing digital😂

Pois é, ainda existem pessoas que acreditam nessa busca por “dinheiro fácil”. Gente, isso não existe. O marketing digital é uma ferramenta estratégica de comunicação, não é “a fada do fique rico em 3 passos” ou “atinja o sucesso e pare de trabalhar”… Marketing Digital não faz milagre e não é uma estratégia unilateral. Trabalhada de maneira integrada com outros canais, utilizando ações que envolvam um mix de marketing, como por exemplo, patrocínio de eventos, atletas e outros (dependendo do perfil do seu negócio); são ações que, integradas, tendem a promover maior resultado, em menor tempo e maior alcance. Porém, tudo dentro de um, adivinhem… Siiiim, planejamento estratégico! 😀

  1. Vamos fazer todas as ações ao mesmo tempo🤦‍♂️

Aqui voltamos a bater na tecla ‘planejamento’. Fazer muitas campanhas simultaneamente não é estratégico. A não ser que seu negócio seja muito segmentado e você faça diversas campanhas para personas diferentes e essas campanhas sejam direcionadas. Mas, fazer uma promoção no mesmo mês da Black Friday, por exemplo, é algo desaconselhável! 🤷

Marketing Digital Funciona Indiscriminadamente?

Sem mais delongas, sim! Definitivamente sim. Marketing digital funciona, independente do porte do seu negócio. O Marketing Digital é uma ferramenta estratégica de marketing, para a publicidade e propaganda, certo? Então, a lógica do “quem é visto, é lembrado”, se mantém. Porém, nos dias de hoje é preciso se destacar ao invés de apenas “ser visto”. Mas, para funcionar, o primeiro passo para se destacar é ser visto na primeira página, preferencialmente de maneira orgânica!

Explorar a visibilidade que a presença online permite é uma das vantagens do Marketing Digital. Certamente trará bons resultados para o seu negócio a um custo menor quando comparado às mídias tradicionais. Porém, se não for bem feito e com estratégia, pode ser um desperdício de tempo e dinheiro.

Então, como fazer bem feito? Com verdade, ferramentas, planejamento estratégico e conteúdos relevantes! Diversificar o formato do conteúdo vai ajudar no engajamento e nos fluxos de nutrição. Isso deve estar no planejamento estratégico. Vídeo, podcast, redes sociais, mídias digitais, comunicação integrada, marketing social, enfim: planejamento estratégico de ações de marketing, onde o digital é uma ferramenta de amplo alcance!

Marketing Digital

Para quem já usa o marketing digital e está conseguindo bons resultados, ótimo. A dica é: nunca se acomodar e se manter atento as novas ferramentas de aprimoramento. Se o resultado não está sendo o esperado, usar as ferramentas de ROI e CAC pode ser um primeiro passo para corrigir o que está errado. Mas, quem não usa, ainda que integrado com ferramentas offline, sentimos dizer que, você está atrasado e tende a perder mercado!

No universo digital o dinheiro não resolve tudo. Colocar um banner ou um anuncio pago é uma ação, mas não te garante resultado. Teste. Se funcionar faça. Mas, invista em paralelo em ações de alcance orgânico. Comprar palavra-chave, com o nome de sua empresa é outra ação, mas que está bem longe de ser suficiente para posicioná-la frente ao consumidor. O usuário da rede tem um perfil bem exigente.

São quase 4 bilhões de pessoas conectadas no mundo.

Mais de 75% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar.

Cerca de 82% dos brasileiros já fizeram alguma compra pela internet.

Marketing digital é estar na internet com estratégia. Em outras palavras, é um canal vital para se manter no mercado hoje. Enfim, não é simples! Mas, marketing digital funciona. Se sua empresa não está conectada, seu concorrente certamente está. Fique ligado!

Ficou com dúvida? Quer saber mais detalhe? Talvez fazer um diagnóstico sobre como anda sua presença digital… Entre em contato com a gente!

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