Marketing Digital no Agronegócio

A transformação digital no campo salvando a economia

Introdução

marketing digital agronegócios

Em 2020 o PIB do Brasil caiu mais de 4% e o que segurou para que a queda não fosse maior foi justamente o agronegócio brasileiro. Isso porque, de acordo com o Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o setor do agro subiu mais de 24% e representou mais de 26% do PIB nacional.

Esses números mostram o cenário positivo apesar da crise, porém, outros dados também mostram que o impacto foi menor nas empresas que haviam começado sua transformação digital.

Neste material você vai encontrar dados estatísticos de como o agronegócio atua na economia brasileira, bem como o índice de buscas relacionadas ao setor na internet. Compilamos ainda informações sobre estratégias de comunicação e marketing com as diferenças básicas entre marketing digital e tradicional.

O cenário do agronegócio no universo online tem muito o que se beneficiar desse ecossistema. Não à toa o governo federal tem investido em tecnologia para fomentar ainda mais o setor. Mas, para garantir sua fatia na Agricultura 4.0 é preciso começar a transformação digital do seu negócio. O Agronegócio agora é tech!

Dados e Estatísticas do setor de Agronegócios

O setor do agronegócio é o principal pilar da economia brasileira. Representa, hoje, mais de 26% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A estimativa é que ainda em 2021 supere os 30%. Apesar de toda a crise, o setor do agronegócio não sofreu perdas, apesar de ter precisado fazer adaptações. É uma verdadeira locomotiva que sustenta o país.

É um grande mercado e com um enorme potencial de crescimento para os próximos anos. Porém muitas empresas ainda estão deixando passar oportunidades ao não olhar para a transformação digital que está ocorrendo e com isso deixando muito dinheiro na mesa.

Em setembro de 2020 o governo federal lançou edital para aporte financeiro na ordem de mais de R$ 4 milhões de reais para incentivar projetos de tecnologia no setor do agronegócio brasileiro.

Em abril de 2021 o plano de ação Câmara Agro 4.0 foi aprovado visando aumentar o acesso a internet no campo e expandir a implantação de inovações e medidas tecnológicas para potencializar o alcance das ações do agronegócio no Brasil.

Apesar do mercado agro ainda utilizar as mesmas e tradicionais ferramentas para fazer negócios, como participação em eventos, televisão, rádio, jornal e revistas, a transformação digital está chegando para diversificar a estratégia. Afinal, é sabido que estes meios possuem uma alta necessidade de investimento e uma enorme dificuldade para medir resultados.

O público do agronegócio a cada ano tem buscado mais informações na internet e, apesar de ser um canal pouco explorado por este setor, o cenário está mudando.

Se olharmos para os números deste mercado, segundo o Censo Agropecuário do IBGE, entre 2006 e 2017 houve um impressionante aumento de 1790% no número de produtores rurais com acesso à internet e, segundo o SEBRAE, 70% dos produtores rurais acessam a internet via celular. Com a câmara agro 4.0 esse índice tende a crescer ainda mais.

Desta forma, temos um grande oceano azul para ser desbravado com grandes oportunidades de negócios para as empresas do segmento agro. Porém, diante dos investimentos por parte do governo, para não ficar para trás, é importante acelerar essa transformação digital.

Como sua empresa está posicionada na internet hoje? Está aproveitando todas estas oportunidades aplicando ativamente o marketing digital no agronegócio?

O que é Marketing Digital

marketing digital no agronegócios

Se pudermos resumir em poucas palavras, marketing digital é promover produtos, serviços e marcas no ecossistema digital. Atualmente é a principal maneira de se relacionar com o público de forma personalizada e direta.

Os principais canais do Marketing Digital são:

  • Blog;
  • Site;
  • Midias Digitais;
  • Redes Sociais;
  • Sites de Busca (Google, Yahoo, Bing e outros...);
  • E-mail;
  • E outros...

Os canais de marketing digital são hoje os principais meios para testar a efetividade das ações, pois permitem mensurar resultados e com isso calcular o retorno sobre cada investimento.

As principais estratégias de marketing digital utilizadas são:

  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketing de Performance;
  • Marketing de afiliados;
  • Integração entre Outbound e Inbound;
  • E muitos outros.

O marketing digital hoje é uma evolução na forma de se comunicar e se relacionar com seu público. De uma maneira mais efetiva e com baixo investimento, se comparado com as mídias e canais tradicionais, o novo marketing é uma via de mão dupla. Como assim? Continue a leitura.

Afinal, o que mudou do velho para o novo marketing?

Marketing Tradicional (Outbound Marketing) Novo Marketing (Inbound Marketing) Integrando as estratégias (Outbound + Inbound)
Uso da comunicação como processo exclusivo da empresa Uso da comunicação como um processo bilateral entre empresa e cliente Após um período de aprendizagem a empresa entende a diferença entre cliente interno e externo e trabalha com os 2 em diferentes ações
A empresa procura o cliente O cliente vem até a empresa A empresa procura e deixa o contato ou pede o contato direto do setor que tem o poder de decisão de compra. A partir disso passa a nutrir o cliente com conteúdo e quando a “dor aperta” ele retorna e pede para saber sobre a sua solução.
Conteúdos/campanhas focados somente na venda do produto Oferta de conteúdos relevantes Uma coisa somada a outra gera valor a sua marca. Você vende seu produto e entrega conteúdo relevante gratuito
Venda por insistência A venda ocorre por geração de interesse no produto/serviço Você não insiste na venda. Você entrega conteúdo relevante para ganhar o share of mind. Na hora que ele precisar, vai lembrar de você e a venda acontece.

Em um passado recente as pessoas não tinham acesso a informações e conhecimento sobre produtos/serviços. Era necessário entrar em contato com o time comercial para obter informações.

Porém hoje essa realidade mudou. Existe uma infinidade de conteúdos acessíveis na internet, em blogs, portais, reviews de produtos e serviços, fóruns, vídeos tutoriais e muitos outros canais, o que torna possível saber tudo sobre o produto e serviço antes de falar com o vendedor.

Agora, os seus clientes decidem o que e quando querem comprar algo. Portanto, o foco do Marketing Digital no Agronegócio precisa ser a geração de interesse.

Cenário atual do Marketing Digital no Agronegócio

Recentemente nosso time de análise de mercado realizou uma pesquisa para identificar as principais dores das empresas brasileiras de Agronegócios.

Os principais pontos identificados foram:

  • Não usar o Marketing Digital
  • Realizar vendas a moda antiga
  • Pouco volume de visitas no site
  • Não ver valor no investimento digital
  • Achar que não precisa de mudanças
  • Não saber fazer captação de leads e oportunidades
  • Falta de maturidade e conhecimento em marketing digital
  • Não usar ferramentas digitais para efetivar vendas ou tirar dúvidas
  • Se sentirem confortáveis com o volume de cliente com fee mensal que já possui
  • Trabalhar com agências e fornecedores que fazem apenas o marketing tradicional
  • Falta de conhecimento sobre ferramentas adequadas para fazer captação de leads qualificados

Oportunidades

Em muitos mercados diversas empresas estão utilizando do marketing digital para se destacarem. No agronegócio não é diferente. E quem está investindo na transformação digital está ganhando destaque, autoridade e se tornando referência para o setor.

Uma pesquisa da Embrapa, Sebrae e Inpe mostrou que 95% dos produtores rurais desejam ter ou receber mais informações sobre agricultura por meio digital. Das tecnologias de satélite, às inovações de insumos, passando pela transformação digital de Apps e soluções de divulgação, o universo do Agro está carente e sedento por tudo o que o digital tem para oferecer.

O cenário pandêmico acelerou as coisas e esta é a realidade do marketing digital no agronegócio. Com incentivo do governo e aportes financeiros, a tendência é que a concorrência cresça e quem começar primeiro tende a se destacar na temática da presença digital dentro dos buscadores online.

É muito mais que uma moda ou tendência a ser seguida. É posicionar sua empresa à disposição de um mercado consumidor com sede de informação de forma estratégica, segmentada e com um alcance muito maior que os tradicionais eventos do mercado agro. Aliás esses eventos são divulgados e transmitidos também no ecossistema digital.

Como começar

Conheça seu público (Persona)

Escolha uma agência que já tenha conhecimento do mercado, ou tenha um time interno que se atualize constantemente. Conheça seu público. No Marketing Digital utilizamos o conceito de ICP e Persona, que é a representação fictícia do cliente ideal de sua empresa.

Nesta representação identificamos questões de:

  • comportamento;
  • características;
  • motivações;
  • desafios;
  • objetivos;
  • entre outros...

A identificação do ICP e da Persona é fundamental para guiar seu planejamento de marketing digital.

Mantenha as suas redes ativas

marketing digital

Sua empresa mantém as redes sociais, ativas? Com o crescimento dos acessos e uso da internet no setor rural, manter suas redes ativas é fundamental nos dias de hoje. Atualmente existem diversos grupos no Facebook e no Linkedin focados para o setor do agronegócio, sendo um excelente canal para atrair um público qualificado para sua empresa. Participe desses grupos.

Além das mídias sociais tradicionais, existem canais e plataformas exclusivas do Agronegócio, que são excelentes oportunidades para sua empresa se destacar na internet, como por exemplo o YouAgro.

Busque fazer de 02 a 03 posts semanais, no mínimo, nas redes sociais de sua empresa.

Publique conteúdos relevantes para o seu público, conforme a persona identificada. Mas atenção. O marketing de conteúdo deve ter estratégia. Fazer apenas post de produto e data comemorativa, não gera credibilidade nem te dá autoridade no assunto. Ainda que gere engajamento, não entrega resultado. Faz parte da métrica, mas sozinho, será só vaidade.

Crie estratégias de atração

Dentro das ações de Inbound Marketing, ou seja, marketing de atração, está o marketing de conteúdo. É o conteúdo relevante e de qualidade que gera tráfego para o site. Materiais ricos são moeda de troca em Landing Pages de conversão onde você faz a captação de lead e depois segmenta para uma base de leads qualificados. Dentro dessa segmentação, o time de marketing trabalha a nutrição desses leads.

Existem outros caminhos para essa estratégia dentro do digital, que pode ser integrada a ações do marketing de outbound. Tudo será mapeado no planejamento e na definição do ICP e da Persona. Continue a leitura para entender melhor...

Crie estratégias de conversão

Esta etapa visa transformar os visitantes de seus canais digitais em leads por meio de uma conversão, ou seja, preenchimento de formulários. Muitas vezes utilizamos iscas para que o visitante converta, oferecendo algo de valor em troca de seus dados, como: e-books, vídeos, webinars e muito mais. Essa estratégia visa gerar leads.

Relacione-se com seu público

Aqui iniciamos o relacionamento da empresa com os leads gerados. Nesta etapa buscamos conduzir o prospect pela jornada de compra até que o mesmo esteja no momento ideal para uma abordagem comercial. Neste momento o objetivo é: Gerar Oportunidades.

Principais Cases de Marketing Digital no Agronegócios

Apesar do mercado agro ainda possuir muitas empresas que não estão aproveitando a oportunidade da internet, existem organizações que já estão surfando nessa onda e colhendo seus resultados.

A Santa Fé/FALOMI é uma agência de comunicação e marketing digital que tem em sua expertise o atendimento de clientes como: TropSabor, ICC Brazil, Boa Safra, YES Nutrição Animal, Produtécnica Nordeste, Oceana Minerals e Alto Norte Sementes.

Aproveite esta oportunidade. Clique aqui e solicite um diagnóstico gratuito de marketing digital para sua empresa.