Perfil do novo consumidor e fatores que o influenciam

Exigente e conectado com fatores externos, o perfil do novo consumidor dita as regras do mercado com particularidades nos hábitos de consumo

O mercado vive em constante mutação. O perfil do novo consumidor se influencia por fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos, o que interfere diretamente no mercado de bens e serviços.

Entender os hábitos do novo consumidor, o que ou quem o influencia e, identificar o fator decisivo da compra é uma busca constante. O relacionamento com esse novo consumidor se inicia após a compra. Ter feedback sobre o seu produto ou serviço aproxima o consumidor e espontaneamente o torna um multiplicador. Em outra palavras ocorre o conhecido “boca a boca”, que hoje se faz com maior amplitude e visibilidade.

A era é ‘pós digital’. O bom e o ruim se propagam em uma velocidade nunca vista, por isso esse relacionamento pós-venda é uma tendência. Pesquisar preço e marca faz parte da busca por identificação, que continua a fazer parte dos hábitos de consumo, com maior presença na plataforma virtual.

Um novo hábito de consumo identificado no perfil deste novo consumidor foi o feedback e a espera pela resposta. Espontâneo ou estimulado pela marca através do relacionamento pós-venda, o novo consumidor quer ser ouvido, tanto no elogio quanto na crítica e, faz questão de ter certeza que isso aconteça usando o universo digital, por meio de comentários, sugestões, críticas ou recomendações.

Nas redes sociais ou em outras mídias digitais, o novo consumidor está conectado!

Perfil do novo consumidor – Como atrair sua atenção

A impessoalidade muitas vezes faz com o que o público perca identificação com a marca, por isso, saber para quem é a comunicação, entender a realidade de quem vai usar o produto ou serviço, bem como o que a marca representa para aquele público, pode ser “o pulo do gato” pra ganhar mercado.

Qualidade e garantia há tempos não são mais considerados diferenciais. Os fatores que se destacam perante este novo perfil de consumidor são:

✓ Investimento em novas tecnologias

✓ Segurança de dados

✓ Apoio a projetos

✓ Boas propostas de negócios ou ofertas

✓ Localização e conforto

✓ Posicionamento às questões externas (ambientais, entre outras)

Influenciadores

A ressignificação do papel de jovens e mulheres nos diferentes cenários influenciadores da economia tem provocado impacto direto no mercado.

Dados do IBGE apontam que no Brasil o número de mulheres com ensino superior supera o dos homens e ainda, que elas representam 67% da responsabilidade de famílias monoparental. Empresas atentas a isso se destacam frente a este novo consumidor que está cada vez mais forte quanto ao poder de compra, decisão ou influência.

Os jovens buscam cada vez mais inovação, tecnologia e agilidade. As mulheres, diante da diversidade que é o universo feminino, buscam, entre muitas outras coisas, identificação

De modo geral a criatividade para alcançar a pluralidade dos perfis é o grande desafio para impactar este novo consumidor que quer ser surpreendido.

Três dicas para uma comunicação  assertiva

✓ Faça uma pesquisa direcionada

✓ Use os canais que dialogue diretamente com a sua persona

✓ Mantenha-se atento aos fatores externos que influenciam a decisão e identificação do seu consumidor!