Como utilizar o whatsapp na sua estratégia de Marketing Digital

Você já parou para calcular quantas vezes você acessa o seu whatsapp por dia? Não né?! Nem precisa! O fato é que hoje mais de 2 bilhões de usuários consideram o app um dos mais úteis no quesito agilidade de comunicação em seu dia a dia. 

Neste texto vamos abordar um pouco sobre como esse perfil pessoal do whats pode ser tratado como uma das mais poderosas ferramentas de comunicação dos últimos tempos; e também sobre como a integração do app com o RD Station pode te trazer leads qualificados.

Vamos lá?!

Como captar leads qualificados pelo WhatsApp

Basta integrar o número de whatsapp de sua preferência ao RD Station Marketing no site da sua empresa. O caminho para essa integração é muito simples e com ele os visitantes da sua página conseguem falar com você em um clique.

O mais indicado é que a empresa use o whatsapp business, porém fica a seu critério sendo possível inclusive cadastrar mais de um número no RD. 

Atenção, não é chatbot! Ou seja, a integração do whatsapp com o RD direciona imediatamente o usuário que clica no ícone do whatsapp no seu site para falar com a pessoa que está com o aparelho daquele número ali cadastrado. 

Caso a ação aconteça fora do horário comercial e o número cadastrado fique na empresa, o ideal é que se cadastre uma mensagem com uma resposta automática, como por exemplo: “Olá, obrigada por entrar em contato conosco! Nosso horário de atendimento é das 08h00 às 18h00, de segunda à sexta-feira. Retornaremos no próximo horário de funcionamento da nossa empresa.” 

Nesse caso a pessoa deve prontamente retornar esse contato, no próximo dia e horário de funcionamento que ela respondeu “automaticamente”; afinal, a partir daquele momento sua empresa captou o contato direto do whatsapp do lead.

Vale lembrar que só será possível captar o contato da pessoa, seja e-mail, número de telefone ou qualquer outra informação caso ela clique no ícone do whats ou por meio de landing pages, popups ou formulários, que ela preencha por opção dela. Apenas navegar pelo site não é suficiente para o sistema captar esse contato. Aliás, captar contato de lead sem autorização, ou seja, sem que o mesmo preencha espontaneamente seus dados, vai contra as boas práticas da web e mais que isso, é ilegal segundo a Lei Nº 13709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. 

Ah! Existe ainda a possibilidade de somar essa integração ao CRM do RD Station para ter o histórico das conversas e documentar as oportunidades geradas, fazendo com que o time de vendas entre em contato com o cliente no momento certo e, até lá, se faça um marketing de nutrição de conteúdo que irá desenvolver um relacionamento de valor. 

Como funciona a integração do Whatsapp com o RD

No seu dashboard do RD Station será configurado um popup com o número ou os números que você quiser que a página direcione o usuário. Quando a pessoa clicar no ícone do app, vai abrir o formulário que você configurou. No exemplo abaixo temos apenas nome, e-mail e o número do whatsapp, mas você pode colocar mais, como: “falar com o suporte técnico” ou “orçamento” – enfim, a pessoa vai selecionar com quem ela quer falar e assim será direcionada. E essa personalização do formulário é feita no RD Station.

whatsapp

É indicado que solicite o e-mail no formulário para que você consiga captar o endereço eletrônico deste lead; e desenvolver a partir dali um relacionamento de nutrição com marketing de conteúdo, sem ser invasivo e ficar enviando materiais via whatsapp

Outra ação que tem funcionado bastante são as listas de transmissão pelo app. Depois que você capta o contato de whatsapp do lead, você o coloca em uma lista de transmissão automática; seja de promoção ou de conteúdo, sempre com a opção para o lead sair quando quiser. 

Quando isso acontecer, é interessante entrar em contato por e-mail (mais uma vez a importância do e-mail), para saber o que fez o lead optar por sair da lista de transmissão do whatsapp. Assim você irá entender o comportamento específico daquela persona e conseguirá atendê-la de maneira personalizada. Isso gera valor e autenticidade na comunicação.

O RD emite os relatórios de resultado das oportunidades que vem do whatsapp bem como armazena, no caso de quem contrata a integração também com o CRM, o histórico das conversas.

É muito simples e fácil. Se você precisar de ajuda, manda um whats pra gente 😉