Agência – Publicidade Tradicional ou Marketing Digital

Para saber qual é ideal para o seu negócio é preciso primeiro identificar a diferença entre agência de publicidade tradicional e de marketing digital…

Alguns cursos do instituto de Comunicação Social como Jornalismo, Publicidade e Propagada, Relações Públicas, Propaganda e Marketing, entre outros, permitem aos profissionais trabalharem nos mais diversos setores; Agências, departamentos de empresas, terceiro setor e até mesmo órgãos governamentais.

De modo geral os profissionais de marketing são formados em publicidade e propaganda ou propaganda e marketing. Diante da transformação digital que se coloca como caminho sem volta neste mundo movido a tecnologia, alguns cursos estão surgindo e outros integrando as mídias digitais em sua grade.

Regulamentada pela Lei Nº 4.680/65 a publicidade é uma profissão com mais de 50 anos de existência.

Para saber qual agência é ideal para o seu negócio é preciso primeiro identificar a diferença entre agência de publicidade tradicional e de marketing digital.

Agência de Publicidade Tradicional

Desde muito tempo são as agências de publicidade que cuidam da comunicação das marcas e empresas que precisam divulgar seus produtos e serviços. Os meios usados, desde os primórdios tem sido: rádio, TV, revista e outdoors. Com o tempo, outros meios surgiram e novas estratégias foram adotadas.

O profissional de marketing sempre teve o papel de estrategista nas agências de publicidade. O foco em pesquisa e resultado em vendas, de modo geral, era direcionado pelas ações desenvolvidas e traçadas pelo marketing, dentro das campanhas publicitárias.

A publicidade encanta pela arte, que deve ter um layout que chame atenção e dialogue com o texto. Os canais  usados fazem parte do planejamento estratégico do marketing. Se o objetivo é vender ou fortalecer a imagem da marca, o meio e o veículo será direcionado de a cordo com o público alvo para atingir o objetivo. Essa é a lógica da publicidade.

Hoje em dia as agências de publicidade seguem focadas em uma comunicação macro. Se utilizam de ferramentas de mídias tradicionais. Quando precisam de um trabalho especializado, que entendam desse novo ecossistema da comunicação, fazem parcerias com agências de marketing digital.

Agência

Agência de Marketing Digital

As agências de marketing digital são relativamente novas principalmente quando comparadas as agências de publicidade tradicional. Podemos considerar que as agências de marketing digital despertaram há 10 anos.

Com o surgimento das novas tecnologias a migração da comunicação para o universo digital vem em uma crescente, o que proporcionou esse novo nicho de mercado especializado em uma comunicação direcionada para esse novo ecossistema.

De acordo com a ONU mais da metade do planeta está conectada a internet. Com isso entender sobre SEO, Inbound Marketing, desenvolver campanhas de mídia digital, gerenciar redes sociais e traçar estratégias para conquistar presença digital é um trabalho para os profissionais que se especializaram no assunto.

Acompanhar as mudanças e inovações da tecnologia é um dos grandes desafios das agências de publicidade. Para quem vivencia essa mudanças no dia a dia dos processos, o constante aprendizado faz parte do trabalho. A agência de marketing digital atua diretamente para que a empresa ou marca tenha:

  • Conteúdo relevante
  • Se destaque na interminável time line
  • Esteja na primeira página dos sites de busca ou na plataforma de vídeo

O planejamento estratégico da presença digital varia de acordo com o objetivo do cliente. As vendas online e os e-commerce estão em ascensão. Parcerias e marketplaces online estão conquistando cada vez mais empresas e o consumidor final.

O resultado da comunicação digital é apresentado em gráficos, o que promove um grande diferencial. Saber quantos acessos converteu em vendas e tantas outras análises, são possíveis apenas no ecossistema digital.  Por exemplo, não dá para saber com precisão quantas pessoas foram impactadas pelo outdoor.

Além disso, fazer a otimização de sites, com novas tecnologias e possibilidades de interação, ter contato direto com os clientes via e-mail, produzir vídeos e podcasts são ferramentas exclusivas do marketing digital. Você não ouve um podcast em um carro de som andando no bairro.

Sem desmerecer jamais as ações das agências de publicidade tradicional, o trabalho de Inbound Marketing pode contribuir significativamente para os resultados de um cliente que acredite que mesclar as duas coisas faz sentido para ele!

Agência

Parceria e Processos

Os processos são basicamente os mesmos, o que muda são as estratégias e a especialidade dos profissionais. Toda agência, seja de marketing digital ou publicidade tradicional começa com a prospecção e o atendimento de conta. Com o briefing em mãos os departamentos se juntam para desenvolver a estratégia da comunicação. Aí entram em cena: planejamento, mídia, redação, revisão, design, etc.

Os departamentos de produção de conteúdo, programação e desenvolvimento são mais comuns nas agências de marketing digital. Quando entra um job que precisa desses profissionais, compensa para a agência de publicidade tradicional a parceria com a de marketing digital.

Agência

Curiosidades

O profissional de mídia de uma agência de marketing digital é especializado nas mídias digitais. Em outras palavras, plataformas online; canais, redes sociais, indicadores, sites de busca, onde fazer anúncios patrocinados para atingir o alcance esperado pelo cliente, entre outros. Enfim, é responsável pela presença digital da marca, serviço ou produto.

Já em uma agência de publicidade tradicional, o profissional de mídia trabalha com os meios convencionais como: TV, rádio, revista, etc.

Eventos e patrocínios são estratégias que fazem parte do escopo de ambas agências.

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