Engajamento no Instagram – Fato ou Fake?

 

Para ter seguidores engajados no Instagram não existe magia ou receita pronta infalível. Boas práticas, técnicas, ferramentas, conteúdo relevante de qualidade e teste é o que vai garantir engajamento no Instagram do seu negócio.

Neste blog post vamos falar sobre:

  • Relacionamento
  • Humanização de Posts
  • Seguidores vs Seguindo
  • Conteúdo com Texto na Arte
  • Horário, Formatos e Ferramentas
  • Periodicidade e Frequência de posts
  • Autoridade e Credibilidade do perfil
  • A prática de Sorteios, os Algoritmo e o objetivo do Funil de Conteúdo

Alguns desses tópicos dentro do contexto “fato ou fake” e outros entrarão nas dicas de como melhorar o engajamento no Instagram. Siga com a leitura.

Engajamento no Instagram – Fato ou Fake?

Para começar vamos dar algumas informações, ou seja, alguns fatos sobre o algoritmo. Basicamente é a inteligência artificial que filtra os posts que vão aparecer na timeline. Por isso o que aparece para uma pessoa é diferente do que aparece para outra.

Há um tempo atrás a lógica do algoritmo para entregar conteúdo na timeline era regida pela cronologia das publicações. Porém a inteligência artificial dos algoritmos sofrem constantes atualizações para melhorar a experiência do usuário e, atualmente, a lógica varia de acordo com o interesse de cada um. Em outras palavras, quanto mais você curte, compartilha ou interage com um tipo de publicação, mais o algoritmo vai entender que é aquilo que você quer receber.

Mas, em uma rede com mais de 800 milhões de usuários no mundo, o Brasil entre os três primeiros com maior número de adeptos ativos, como se destacar e ter engajamento?

Vamos começar reconhecendo fatos e fakes sobre engajamento no Instagram e depois passamos às dicas de como potencializar o seu 😉

Aparecer no perfil da empresa aumenta o engajamento – FATO

A humanização de post gera identificação, o que não significa mostrar intimidade da vida pessoal, ok? Independente do porte da empresa ter pessoas reais nos posts é importante. Pessoas reais no sentido de pessoas que fazem parte da empresa e não somente aquelas de banco de imagens, entende? 

Para aumentar seus seguidores você tem que seguir todo mundo que te segue – FAKE

Para aumentar o número de seguidores é preciso diversificar seus canais de distribuição de conteúdo e entregar algo de valor para ampliar a presença digital. Seguir quem te segue, só vai funcionar se de fato fizer sentido para o negócio. Quando você tem conteúdo em diferentes canais, você atrai mais seguidores. E quando você entrega conteúdo de valor esse seguidor fica e ainda compartilha seu conteúdo atraindo novos seguidores… 

Estabelecer estratégia de horário de acordo com relatórios analíticos, usar diferentes formatos e ferramentas nos posts aumentam o engajamento – FATO

Os relatórios existem justamente para isso. Então é fato! O melhor horário para um tipo de negócio pode ser a noite e para outro, pouco antes do almoço… Os relatórios podem direcionar o melhor horário de post. Ou seja, não é algo engessado e geral pra todo mundo…

Também são dados obtidos nos relatórios de social mídia os formatos e ferramentas que mais engajam. Por exemplo: vídeos no IGTV, Reels, Stories, Carrossel, lives, etc. Então, diversificar e estar atento aos dados dos relatórios certamente vai aumentar o engajamento no Instagram. Fato!

Arte com texto diminui o alcance – FAKE

Claro que é fake! O texto da arte é o gatilho que desperta o interesse pra o conteúdo da legenda. Sem dúvida alguma arte e texto precisam dialogar e o design deve ser clean e equilibrado. Mas, quanto ao alcance, ter texto na arte não interfere. Se não estiver bem feito pode diminuir a atração por não despertar interesse. Por outro lado, quando é bem feito, gera compartilhamento, engajamento e interação.

Relacionamento – Curtir os comentários e respondê-los aumenta o engajamento – FATO

Esse não precisaria nem explicar. Mas, vamos lá. Toda interação ajuda no engajamento, ainda que seja apenas uma reação. Mas, o ideal é que haja engajamento em uma via de mão dupla. Se alguém comentou no seu post, além de ser uma boa prática responder, ainda que com um emoji, o comentário/resposta vai “mostrar” pro algoritmo que aquele conteúdo está “popular”. Isso faz o post “subir” na timeline. Em outras palavras, aumenta o engajamento.

Periodicidade e Frequência – Tem que postar todo dia – FAKE

A periodicidade e a frequência são importantes mas não precisa postar todos os dias. Para ter autoridade e credibilidade o conteúdo precisa ter relevância. Manter frequência e periodicidade sim é fundamental para o engajamento. Especialmente para ter resultados orgânicos. Mas, quantidade sem qualidade gera mais unfollows do que engajamento. Porém, se você consegue ter quantidade com qualidade, aí seu perfil irá realmente surfar as melhores ondas dos algoritmos.

Para fechar essa lista de fatos ou fakes destacamos que o relacionamento como o grande segredo pro algoritmo trabalhar a favor do seu negócio.

Agora vamos citar algumas dicas práticas para potencializar o engajamento no Instagram

  1. Leia os relatórios para saber: melhor horário, formato e ferramenta de postagem
  2. Estabeleça relacionamento com os seguidores
  3. Produza conteúdo que sua persona vai se identificar e querer compartilhar

Dicas Práticas para potencializar seu perfil no Instagram

Assim como o funil de marketing e o funil de vendas, também existe uma leitura de funil para as publicações do Insta com os objetivos de atrair seguidores, reter e distribuir na rede conteúdos de conversão. Para isso é preciso que sua marca ou negócio se mostre profissional, transmita credibilidade e tenha posicionamento. Sendo assim, sugerimos que:

  • Estabeleça uma comunicação com identidade visual
  • Diversifique os formatos dos conteúdos com imagens e vídeos de qualidade
  • Produza conteúdos relevantes dando sempre os devidos créditos e marcando pessoas, criando uma rede de conexões
  • Explore os recursos da rede como por exemplo os Stories e o Reels
  • Coloque na sua estratégia de conteúdo lives como conteúdos ricos, sendo individual ou com convidado (a)
  • Use hashtags de maneira estratégica
  • De acordo com o perfil do seu negócio, tenha influencers digitais como parceiros
  • E faça da sua bio o seu cartão de visitas

Colocando essas dicas em prática certamente você irá colher bons resultados. Quer ajuda? Chama a gente que nosso time é fera!

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