Home Office – Como se adaptar a essa nova rotina

Ao contrário do que muita gente pensa, de acordo com dados do IBGE divulgados em 2019, o formato de trabalho Home Office já era uma prática de quase 4 milhões de pessoas no país. Ou seja, muito antes dessa pandemia chegar ao Brasil empresas nacionais e multinacionais já adotavam esta prática. Nós somos uma delas. Claro que de modo geral era um ou dois dias na semana que o colaborador trabalhava de casa ou de outro lugar remotamente, o que tem grande diferença do que estamos vivendo agora.

Então, antes de entrar nas nossas dicas para você conseguir organizar melhor essa rotina de home office todo dia por tempo indeterminado, garantindo sua saúde física, mental e performance, precisamos dizer uma coisa: agradeça pelo privilégio de estar trabalhando em casa.

Reconhecido esse privilégio podemos partir para nossas sugestões. Ah! Antes, tem mais uma coisa. Aqui estamos listando dicas tentando imaginar muitos cenários, mas certamente você irá ver uma dica e misturar com outra e assim irá adaptar a sua realidade. Agora sim, podemos seguir com as dicas.

Home Office – Dicas Gerais

Vista-se para trabalhar

Se você costumava usar terno e gravata, mas não é uma roupa que considere confortável, adapte. A roupa é uma simbologia. Pode parecer uma dica boba, mas tem impacto tanto para sua saúde mental quanto para as pessoas que convivem com você. Além disso você vai estar sempre pronto para uma reunião online ou call inesperada. Portanto, não trabalhe de pijama ou com uma roupa que você não usaria para ir trabalhar.

Caso sua casa ou apartamento já tenha um cômodo específico como um escritório, ótimo. Lá deverá ser seu local de trabalho. Do contrário, se houver um espaço como ateliê, sala de TV ou outro cômodo que possa ser adaptado exclusivamente para o trabalho, faça isso. Estabelecer um espaço na casa para ser seu local de trabalho irá ajudar nesse período; tanto com relação a sua produtividade quanto para a organização propriamente dita. Mas, caso a única mesa disponível na sua casa ou apartamento seja a que é usada para as refeições, entramos na próxima dica.

Mantenha a disciplina de horários

Nesse contexto disciplinar entra o horário de acordar, “entrar e sair” do trabalho e, os horários das refeições. Além de ser uma questão ligada à sua saúde e performance, porque com fome ou se alimentando mal sua produtividade certamente irá cair, a rotina alimentar vai ajudar caso você precise “montar e desmontar” a mesa de trabalho; (uma hora é mesa de escritório outra mesa do almoço…)

Ah! E ainda temos nesse quesito “horário” a questão trabalhista. Por isso mantenha essa rotina independente se você bate ponto ou não. Caso precise abrir exceção, que seja no máximo duas vezes na semana, afinal sabemos que flexibilizar muitas vezes é preciso, não é mesmo?!

Ter horário para fazer as coisas irá ajudar a manter a rotina e conseguir voltar a vida normal com mais tranquilidade quando tudo isso passar.

Ergonomia e Acessibilidade

Depois de traçados cenários de pessoas que possuem um escritório em casa, outras que conseguem adaptar algum cômodo e as que terão que dar um jeito na mesa da sala mesmo, o ponto de atenção aqui se volta para as empresas.

Seria uma ótima prática se a empresa perguntasse para os colaboradores se estão precisando de ajuda nessa adaptação espacial ou física. Em outras palavras, saber do funcionário se ele precisa de uma cadeira giratória com regulagem de altura que a empresa possa emprestar por esse período, por exemplo, por uma questão de ergonomia, é uma das perguntas…

Especialmente empresas com funcionários PCD, saber se os mesmos estão tendo condições de trabalhar em casa é mais que uma boa prática, é uma questão de respeito ao ser humano 😉. Ao contrário do que se pensa a casa de uma pessoa com deficiência não necessariamente é adaptada para ela trabalhar em casa, principalmente se isso não era uma prática comum para ela.

É interessante que o empregador tenha esse cuidado para evitar inclusive questões trabalhistas futuras ou até mesmo baixas na equipe nesse momento por questões de saúde pela falta de estrutura doméstica do funcionário de trabalhar em casa. Mesmo os que já adotavam essa prática uma ou duas vezes na semana, podem não ter essa infraestrutura. Afinal, uma ou duas vezes é diferente de todo dia por tempo indeterminado. Enfim, minimamente procure saber como pode ajudar!

Trabalhando em casa com Criança

A internet está cheia de dicas do que fazer em casa com os filhos. Jogos, brincadeiras, chamadas de vídeo com amigos, hang out, receitas, leitura. Mas muitas vezes esquecem que quando falamos de criança, dependendo da idade precisa de uma supervisão de um adulto. Então a nossa dica mais sincera é: se você cuida dessa criança sozinha (o) e não tem outro adulto em casa para dividir a função, peça para antecipar as férias. Mas, se essa não é uma opção para você, tente organizar seu dia quebrando os horários. Trabalha duas horas, fica duas horas com a criança, trabalha mais duas e assim segue até concluir sua carga horária diária após o pequeno ou pequena dormir.

Independentemente da idade se você tem com quem dividir a função, a dica é essa mesma: divida. Os adultos devem se organizar em horários alternados no trabalho para dar conta de além das atividades profissionais, fazer café, almoço e janta e, ainda cuidar do pequeno ou pequena.

Aqui entram todas as dicas de jogos, brincadeiras, brinquedos artesanais, liberar a parede do quarto para a criança pintar ou desenhar e tantos outros exemplos que você pode perguntar para a própria criança o que ela gostaria de fazer; elas adoram se sentir no comando.

Outra dica de sucesso com criança é: pipoca e chocolate. Tendo isso você está parcialmente salvo. Claro que uma hora teremos que diversificar esse lanche. Então, tenha guloseimas e opções com frutas para balancear essa alimentação. 😉

Ah! Lembra que falamos sobre horário? Pois é, continue acordando no mesmo horário. Aquele tempo que você passava no trânsito agora você vai usar para agilizar o almoço, planejar as brincadeiras, fazer uma atividade física ou dar aquela organizada na casa.

Como driblar o bloqueio criativo no Home Office

Para os profissionais que tem como sua principal ferramenta de trabalho a criatividade, o Home Office por muito tempo é um martírio a parte. Afinal, sabemos que quando rola um bloqueio criativo a melhor coisa é sair, mudar de ambiente e “trocar os ares”; porém é algo que não devemos fazer agora, certo? Então a alternativa aqui vai ser flexibilizar o horário mesmo e fazer coisas que ajudem a mente a se desligar da peça, texto ou seja lá qual for seu trabalho criativo.

  • Se você precisa criar um prato novo, pra quem trabalha com culinária – talvez seja o momento de ler um livro, brincar com a criança (caso tenha uma em casa), fazer uma chamada de vídeo com alguém ou buscar algo que te distraia do seu oficio.
  • Caso você trabalhe em frente ao computador escrevendo ou produzindo peças de design gráfico, a primeira coisa a se fazer é sair da frente da tela, em especial se estiver em branco. Buscar o que distrai a sua mente ainda que dentro de casa será seu desafio aqui.
  • Mas, se você é professor e precisa da criatividade para planejar sua próxima aula, talvez assistir um filme possa ajudar.

Fica difícil listar aqui todas as profissões, mas de modo geral fazer uma pausa acompanhada de um lanche, meditar, fazer exercícios físicos, ir para a cozinha fazer uma receita, ouvir música, fazer uma chamada de vídeo com alguém para falar sobre assuntos aleatórios e divertidos, ou até mesmo abrir uma cerveja ou tomar uma taça de vinho pode ajudar como momento de ócio que provoque um gatilho criativo.

Considerações Finais

Sem de modo algum ter a pretensão de esgotar o assunto, dicas ou sugestões, chegamos ao final deste blog post com algumas observações sobre o cuidado com esse período trabalhando em casa.

  • Trabalhar em excesso não vai te ajudar a driblar ansiedade ou preocupações, por isso falamos sobre estabelecer horários e mantê-los na medida do possível com flexibilização quando necessário
  • Quando sugerimos abrir uma cerveja ou tomar um vinho no tópico sobre bloqueio criativo não estamos de modo algum incentivado as pessoas a trabalharem sob o efeito de álcool, ok? Nem tampouco estamos fazendo apologia ao uso da bebida como modo de melhorar performance ou qualquer coisa do tipo. Cuidado com a sua interpretação do que foi escrito e evite qualquer tipo de excesso.
  • Cuidar da saúde física e mental é essencial pra vida em qualquer tempo. Mas nesse momento esse cuidado deve ser levado ainda mais a sério. Ou seja, se estiver se sentindo sozinho, procure ajuda. Peça ajuda. Não é vergonha nenhuma se sentir só, ainda mais agora.
  • Se você estiver triste e sentir vontade de chorar, chore. Existem muitos estudos sérios que afirmam que colocar pra fora os sentimentos negativos traz leveza. E ainda, baseado em estudos científicos, guardar tristeza não ajuda em nada e faz mal ao corpo físico ao passo que chorar lhe fará bem.
  • Se estiver feliz, sorria. Não sinta culpa por sentimentos legítimos. Então, se algo te aconteceu que te deixou feliz, aproveite o momento de alegria e se permita ficar alegre.
  • Tome banho de sol todos os dias. Não precisa de piscina nem roupa de banho. Estudos apontam que tomar 20 minutos de sol por dia irá aumentar o nível de serotonina no seu organismo. Conhecido como “hormônio do prazer ou do bem-estar, a serotonina é na realidade um neurotransmissor que contribui para controlar entre outras coisas seu (bom) humor.
  • Para reunião ou call deixe seu áudio desativado e só ative quando for falar. Além disso é o momento que você mais vai precisar acionar a vovó. Combine com ela quanto tempo você vai precisar que ela mantenha o pequeno ou pequena entretidos e faça uma chamada de vídeo 😉

Se mantenha hidratado e não tenha pressa. Afinal, você vai pra onde?