Como gerar oportunidades de vendas pela internet?

Cada vez mais o cenário mercadológico converge para o digital, não é de hoje que o perfil do consumidor está apresentando sinais de transformação, migrando significativamente para o contexto online. E quando o assunto é digital e ecossistema online, a gente sabe do que está falando pois atuamos nesse mercado há uma década e temos acompanhado de perto essas transformações. Por isso, para gerar mais oportunidades de vendas pela internet, resolvemos fazer esse conteúdo com 5 dicas básicas pra quem precisa potencializar suas vendas online.

Investir em um negócio na internet pode exigir menos recurso financeiro do que quando se monta um negócio que precisa de um espaço físico; porém é essencial ter treinamento para o atendimento e ferramentas adequadas para o negócio se expandir e promover lucro.

Ter um plano de negócio e fazer o planejamento estratégico é básico para qualquer empresa, seja no universo online ou não. Entender qual seu nicho e traçar uma logística para chegar ao seu cliente é fundamental para diminuir os riscos e corrigir rotas sem grandes prejuízos. Dito isso vamos ao foco deste conteúdo!

Oportunidades de vendas pela internet

Feito o planejamento adequado, pautado em pesquisa de mercado e comportamento do consumidor você irá identificar de maneira mais assertiva o perfil da sua persona; com isso seu negócio tem uma melhor visão das oportunidade e tende a ficar mais preparado para adversidades provocadas por fatores externos.

Pensar em todas as etapas do seu processo de vendas online, seja de um produto ou serviço fará com que você conquiste sua fatia do bolo dos mais de 70% de brasileiros que aumentaram suas compras online. Se você não está conseguindo vender pela internet, não é porque as pessoas não estão comprando e sim porque existe alguma falha nesse processo.

Vamos então agora aos 5 passos básicos para aumentar suas oportunidades de vendas pela internet ou, para você avaliar onde precisa melhorar no seu processo.

1 – Tenha um Site e aumente sua Presença Digital 

O processo de venda online é diferente da loja física porque o cliente não tem contato visual com o vendedor, ou seja, o olho no olho, quando existe, tem uma tela no meio; outro fator que podemos considerar uma certa desvantagem é a falta do estímulo sensorial do toque, para escolher o que vai comprar. Por isso é tão importante pensar em questões como a experiência do usuário online; conhecido pelos profissionais de comunicação como UX. É assim que seu negócio vai se destacar da concorrência e potencializar a probabilidade de conversão e venda online.

Falamos de dois pontos desfavoráveis do processo de compra e venda online mas em contrapartida temos muitas outras vantagens. A comodidade, o conforto e, especialmente nos dias atuais, a segurança. Estas são as três principais características que os consumidores tem levado em conta na hora de optar pela compra online.

Este ano entre março e abril as compras online aumentaram 80% enquanto os espaços físicos estavam fechados. Mesmo com a reabertura das lojas, esse índice se manteve alto, oscilando com aumento nas vendas pela internet entre 60% e 70%. Ou seja, mais uma prova de que o comportamento do consumidor realmente está mudando e migrando para o digital, independente da crise sanitária.

Dito isso somos enfáticos em afirmar que, para vender mais é essencial ter um site. E nesse momento você pode pensar: “ué, mas tem gente que vende e não tem site”. Você tem razão, tem gente que vende mesmo sem ter um site. Mas se você quer gerar mais oportunidade de vendas pela internet, o site é o primeiro canal pra gerar credibilidade para o seu negócio e aumentar a sua presença digital.

Os conteúdos do site podem e devem ser otimizados para SEO o que vai ranqueá-lo no Google, com a possibilidade de se manter na primeira página do maior buscador online do mundo. Tendo essa visibilidade certamente sua presença digital aumenta e seu negócio se destaca.

2 – Invista no seu Marketing Digital

Pode parecer que estamos “legislando em causa própria” mas não é isso. As estratégias de marketing digital vão te ajudar a aumentar as oportunidades de vendas, otimizando tempo e recursos. Além disso, com o marketing digital você pode direcionar suas ações e atrair as pessoas certas. Afinal a internet é um mar de gente, com os perfis mais diversos. Um estudo da ONU – Organizações das Nações Unidas fez um levantamento onde identificou que mais de 4 bilhões de pessoas no mundo estão conectadas a internet; isso representa mais de 50% da população do planeta.

Trazemos esse dado para você entender que, ao mesmo tempo que isso é um potencial enorme de vendas, é também um mar de diversidade e de perfis que, sem estratégia e investimento em marketing digital você pode estar perdendo dinheiro; apesar das oportunidades.

Algumas ações por exemplo trazem resultados orgânicos. Podem levar um pouco mais de tempo é verdade, mas, se hoje o seu negócio está sem condições financeiras para investir em mídia paga, o marketing digital te permite isso: um resultado sem monetizar porém investindo tempo, criatividade e ferramentas gratuitas, adequadas e que geram resultado.

Atender as expectativas do cliente ou prospect é um dos caminhos para dar um passo a frente da concorrência. Para isso, usar ferramentas que segmentam seu público são ótimas para, por exemplo, personalizar suas ações e direcionar conteúdos relevantes e com isso chega mais perto de um resultado assertivo ou minimamente esperado.

Por fim, nesse momento invista tempo e trace estratégia segmentando seu campo de atuação. Quando for possível faça testes com mídia paga. E assim, aos poucos vá desenhando seu investimento em marketing digital para ganhar mercado.

3 – Áudio e Vídeo são os formatos que te levam ao topo

Para aumentar suas oportunidades de vendas pela internet é fundamental ter conteúdos em formato de áudio e vídeo. Além de ser dois formatos que aumentam a acessibilidade e potencializam seu alcance, são também os que mais geram engajamento atualmente.

Atenção! Deve ser feito com estratégia e, legenda. Mais de 80% dos usuários do Facebook por exemplo assistem aos vídeos com o áudio desligado. Ou seja, se você não colocar legenda certamente esse usuário irá passar para o próximo vídeo e vai consumir um conteúdo com legenda; seja porque a pessoa está sem fone em uma sala de espera ou qualquer que seja o motivo.

Hoje em dia existem editores de vídeos gratuitos e legenda automáticas, então não há razão para não fazer. Quando se trata de empresa, claro que o ideal é investir em uma produção profissional com roteiro, luz, câmera, áudio sem ruído e se possível tradução em libras. Mas, se você é uma pequena ou média empresa que não tem recursos para tanto, faça o que é possível. A tecnologia avança a passos largos democratizando cada vez mais o acesso a ela. Com criatividade dá pra fazer muita coisa, otimizando os recursos e fazendo com o que está ao alcance de nossas mãos.

E isso nos leva a próxima dica!

4 – Esteja conectado sem deixar sua humanidade pra escanteio

Seu negócio precisa estar sintonizado ao mercado, ao cliente e ao que você pode oferecer. Seja honesto! Este é um valor que anda em falta no Brasil; mas acredite, segue sendo muito valorizado. Ou seja, não tente ganhar o cliente a qualquer custo prometendo o que seu produto ou serviço não poderá cumprir. 

Dito isso, trabalhe com marketing de relacionamento, essa é uma forma de se manter conectado ao seu cliente ou prospect. 

Estar conectado ao mercado significa saber o que a concorrência está oferecendo para saber onde você pode se destacar. É também estar ligado às novidades que estão chegando para, quem sabe, ser o primeiro a oferecer tal inovação; ou não ser pego “de surpresa” quando seu cliente ou prospect lhe perguntar tal novidade, demonstrando estar mais atento ao mercado que você.  É importante estar por dentro. Mas, de novo, caso não saiba, é preciso, sem vergonha e com muita delicadeza e sinceridade responder que irá pesquisar sobre o assunto e retornar o mais rápido possível com a solução que o cliente procura; dessa forma você mostra interesse por ele e por aprender. Demonstrar  que não tinha aquela informação mas foi buscar é uma das muitas maneiras de deixar clara sua humanidade!

Para resumir alguns pontos de atenção que significa “estar conectado”, listamos a seguir que:

  • Você deve saber o que seu cliente quer 
  • O que consome
  • Onde e como consome 
  • O que seu concorrente anda fazendo 
  • Quais as novas ferramentas e tecnologias estão chegando no mercado 

Claro que estar conectado representa muito mais do que só esses pontos; e, quanto a manter a humanidade tem a ver com personalizar o atendimento e ser honesto. Quando não souber de alguma coisa, dizer “não sei, vou me informar e te retorno”, é humano e faz parte, afinal ninguém é obrigado a saber de tudo! Porém, se informar e retornar o mais rápido possível é o papel de um bom atendimento. Dar esse feedback é demonstrar sinceridade e dizer com atitudes que se importa tanto quanto a pessoa que te perguntou sobre aquele assunto, sobre aquela solução ou ferramenta. Demonstrar essa busca pelo conhecimento é altamente humano. O que me leva pra última dica desse texto.

5 – Seu Diferencial pode estar no Pós Venda – Invista nisso!

Fazendo um gancho com a dica anterior sobre os múltiplos meios e formatos para humanizar o seu atendimento e aumentar suas oportunidades de vendas pela internet, entramos no último ponto de atenção deste conteúdo: o pós venda. 

Assim como as tecnologias estão aproximando o consumidor do vendedor na hora da compra, para além dos ‘bots’, essa mesma tecnologia pode ser usada no pós venda. As pessoas estão cada dia mais sedentas por contato humano. As particularidades de cada um não podem ser resolvidas por um robô.

Atualmente talvez esse seja o maior diferencial nos negócios – o atendimento – especialmente no pós venda. Qualidade e presteza é o mínimo que se espera, não é mais considerado um diferencial.

O atendimento no pós venda, depois que o cliente já adquiriu seu produto ou contratou o serviço é algo que o consumidor tem dado muito valor ultimamente. Ou seja, o seu pós venda é o que pode garantir que esse cliente volte a comprar de você! 

Espero que tenham gostado e que o conteúdo tenha sido útil; para colocar ações em prática ou reavaliar o que você já fazia. Precisando de ajuda, conte com a equipe Santa Fé/FALOMI!