Dia dos Pais – A segunda data com maior volume de pedidos no E-commerce

O Dia dos Pais teve uma representatividade alta em 2018 e segue em uma crescente como data sazonal principalmente no o e-commerce. Para ganhar mais espaço, basta saber usar as estratégias certas!

Nem sempre as relações entre pais e filhos são fáceis e abertas. As mudanças acontecem gradativamente. Datas como o dia dos pais podem ser ótimas oportunidades para aproximar essas pessoas, que muitas vezes só precisam de um “empurrãozinho”. A tecnologia pode ajudar a estreitar essa relação entre pais e filhos de gerações por vezes tão distintas.

As datas comerciais estão aí e os planejamentos de campanha são pautados por este calendário anual. Primeiro semestre é carnaval, dia das mães e dia dos namorados. No segundo semestre o dia dos pais começa movimentando o mercado seguido do dia das crianças e por fim o Natal.

As empresas que deixam de se atualizar podem perder oportunidades e fatia de mercado. O dia dos pais, segundo uma pesquisa do Ebit/ Nielsen, está entre as mais significativas. Em 2018 a data no e-commerce, em termos de faturamento, ficou à frente do dia das crianças e da Black Friday; quanto ao número de pedidos se equiparou ao dia das mães.

Uma pesquisa do Google Survey apresentou dados interessantes para a indústria de comidas, bebidas e transporte turístico. Cerca de 84% das pessoas pretendem passar o dia dos pais reunidos em família. Em outras palavras, muitos vão viajar para encontrar seus pais. Vale lembrar que, reunião familiar é sinônimo de “mesa farta e muitos brindes”.

A dificuldade de escolher o presente do dia dos pais

Pode parecer estranha, mas a reflexão sobre a possibilidade de a tecnologia aproximar pais e filhos tem fundamento.

Foi constata que, a dificuldade de escolher o presente está diretamente relacionada ao pouco conhecimento dos filhos com relação aos seus pais. Por exemplo, 28% dos pais que responderam a pesquisa do Google Survey afirmaram querer ganhar um smartphone ou um celular, porém apenas 15% dos filhos consideraram esse presente em suas escolhas. Este ano a busca por ideias e sugestões criativas de presente cresceu 8% em relação ao ano passado.

Essa informação, para a equipe de planejamento e marketing de conteúdo digital é uma grande oportunidade. Auxiliar o consumidor a acertar na hora do presente é um desafio que pode ser resolvido com conteúdo.

Pesquisa de interesse, segmentação, direcionamento e fluxo. Bingo! É possível.

Outro desafio é o ‘time’ de cada um. Ao contrário dos casais apaixonados, que compraram seus presentes com antecedência, os filhos tendem a deixar para a última hora (41% afirmou comprar no dia ou na véspera).

Apesar da ascensão nos pedidos e compras on line, os dados mostram uma lacuna que os e-commerce estão deixando passar. Desenvolver um trabalho de comunicação agora e atrair esse público que, gosta de presentear, mas ainda vai na loja física para garantir a surpresa, é o momento oportuno para o estrategista do marketing. Na pesquisa do Google 38% dos filhos e filhas disseram que pretendem gastar mais no presente do dia dos pais deste ano.

Dia dos Pais

Como atrair para o e-commerce

Por deixar para a última hora, a compra on line não chegaria a tempo. Educar essa persona para fazer a compra no e-commerce é um trabalho estratégico de marketing digital que certamente vai alavancar suas vendas. Espaço para isso tem!

Os três pontos de destaque do que levaria a compra on line são:

  • Frete grátis ou valor reduzido no frete
  • Preço e promoções atraentes (brindes ou algum benefício como “frete grátis”)
  • Prazo de entrega mais curto e garantia do cumprimento do prazo

Como em qualquer outra data sazonal ou comemorativa as pessoas pesquisam antes de comprar. Para encontrar vantagens, melhores preços, opções de pagamento facilitado ou para ter ideias. A pesquisa faz parte da jornada de compra de qualquer consumidor.

Os três comportamentos mais citados na busca pelo presente ideal são:

  • Visitar lojas físicas e olhar vitrines
  • Entra nos sites de busca como o Google
  • Acessar e-commerce diversos para comparar preços e prazos

Diante dessas informações, ainda dá tempo de tentar atrair esse público. Mas, para o planejamento do próximo ano, vale começar agora sua produção de conteúdo para gerar valor a sua marca, ao seu e-commerce. Para esse ano, use a estratégia do conteúdo e aumente suas vendas para o dia das crianças e até mesmo o Natal.

Campanhas do tipo “antecipe o presente” pode funcionar, desde que faça sentido. Eduque o consumidor. Mostre a ele vantagens para antecipar a compra.

Os vídeos são ferramentas de grande impacto e podem ser o fator decisivo da compra. Tutorial no youtube é uma prática muito comum. Entre tantos perfis que buscam por esse formato de vídeo, mais de 50% das pessoas que participaram da pesquisa Google, afirmaram procurar esses vídeos para entender mais sobre o produto pesquisado antes de comprar.

Dia dos Pais

Representatividade & Fatores Externos

As campanhas pecam por não buscarem entender suas personas. As mudanças nos formatos familiares e no perfil dos homens são fatores que precisam ser levados em conta.

Hoje em dia os pais estão mais presentes e tem outro perfil. Assim como a mãe pode querer ganhar um ‘quite churrasqueira’ ou uma caixa de ferramenta, pois são utensílios relacionados a casa e não ao gênero; o pai pode querer um perfume ou um eletrodoméstico. O tempo do estereótipo da masculinidade tóxica passou.

Segundo a pesquisa Google Survey, realizada em maio deste ano, 38% das pessoas que participaram não identificam a imagem do pai que aparece na propaganda como algo próximo a realidade. Em outras palavras, as pessoas não se identificam com o que está na propaganda. Falta representatividade.

As buscas na internet sobre questões relacionadas a paternidade têm crescido. Isso mostra uma mudança no comportamento. É um fator externo relevante para as estratégias de marketing de conteúdo.

O dia dos pais é uma data que está em um momento de crescimento potencial. Vale a pena investir!

Agora, uma equação de como a  turma de humanas faz para chegar ao resultado: atrair + conquistar + ir além do presente + quebrar tabus e romper padrões = Relacionamento e Venda!

As características que mais representariam esse novo perfil paterno, segundo a pesquisa são:

  • Participação dos cuidados diários dos filhos
  • Homens protagonistas na criação dos filhos
  • Responsabilidade da criação compartilhada de maneira igualitária

Dia dos Pais

Essas características pouco aparecem nas peças publicitárias.

Já o pai perfeito, herói ou muito rígido e autoritário ou ainda, com papel secundário, sempre trabalhando e brincando no quintal com uma “sensação” de “pai de fim de semana”, foram representações apontadas como as mais frequentes nos comerciais. E, no caso, não representam a realidade de quem respondeu a pesquisa.

E você, está buscando formas de alavancar as vendas no dia dos pais? Estamos aqui para ajudá-lo!

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