Investir em Marketing Digital – 5 motivos que mostram essa real necessidade

Investir em Marketing Digital é uma estratégia publicitária. Mas atualmente a premissa do “quem é visto, é lembrado”, já não é suficiente. Isso porque no mundo existem milhões de sites. Milhões mesmo, não é uma figura de linguagem; mas como esse número muda quase que diariamente, entre ativos e inativos, não dá para ter o número exato. E, para se destacar nesse mar infinito que é a internet, só ser visto já não é mais suficiente para ser lembrado. Para ser lembrado é preciso ter presença digital. E, pra isso, é fundamental investir em marketing digital. Ah! Isso porque não mencionei as redes sociais… 

Bom, o fato é que marketing digital funciona. Essa afirmação independe do porte da sua empresa ou se você é autônomo. Mas para funcionar é preciso investir e fazer direito. Investir tempo e dinheiro e fazer com seriedade. Ou seja, se no momento é inviável ter uma assessoria especializada ou uma consultoria que “lhe dê o caminho das pedras”, estude. Na internet tem bastante material pra quem quer começar. Inclusive aqui no nosso blog e nas nossas redes.

Este conteúdo será breve e didático, mas se você quer saber outros detalhes sobre os processos do marketing digital, aqui mesmo você encontra bastante coisa sobre essa temática. 

Conheça 5 motivos para Investir em Marketing Digital 

Romper Fronteiras e Ampliar seu negócio

Até mesmo as mentes mais conservadoras já entenderam que o universo digital é uma realidade. Portanto, investir em marketing digital deve estar nos planos da sua estratégia de comunicação. As mídias digitais se tornaram uma grande vitrine do seu negócio, sem fronteiras. 

Ou seja, se seu negócio aparece na internet, qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo pode ter acesso a ele. Talvez esse seja o primeiro motivo. Mas, nesta lista você pode mudar a ordem a vontade 😉.

Rompendo fronteiras você pode ampliar o seu negócio se tornando fornecedor em outros Estados ou até mesmo torná-lo híbrido. Em outras palavras, você pode ter um espaço físico, mas também vender seu produto ou serviço por meio digital.

Ganhar Credibilidade no Mercado

Onde você encontra seus parceiros e fornecedores? Na internet. Quando um representante bate à sua porta, te entrega um cartão e tudo o que tem nele é um número de telefone (sem whatsapp) e um endereço físico, a primeira coisa que você faz é jogar essas informações no Google, correto? Claro que quando vem com uma indicação de alguém conhecido, a desconfiança é menor; mas ainda assim é feita uma busca online, não? 

Isso acontece porque ter um conteúdo digital simboliza além de modernidade, transparência e acessibilidade à informação. Então, se você espera isso das empresas com as quais se relaciona, certamente elas esperam o mesmo da sua.

Investir em marketing digital é ampliar os canais de comunicação no universo digital de acordo com o perfil do seu negócio. Isso não significa que a empresa precisa ter perfil em todas as redes sociais, mas minimamente um site para se apresentar e divulgar os produtos ou serviços, sim. 

As redes sociais e ferramentas digitais podem vir depois. Ou, se o negócio estiver começando e o site for um investimento alto, é possível começar pelas redes. Porém, já existem sites financeiramente acessíveis e que passam um pouco mais de seriedade, gerando credibilidade e até mesmo autoridade dependendo do perfil, nicho e persona do seu negócio.   

Ter mais controle sobre investimento de verba e retorno do investimento

As ferramentas digitais possuem tecnologias que possibilitam o cálculo preciso do seu investimento e do retorno do mesmo. 

É possível planilhar a verba investida, o custo por aquisição de clientes, retorno sobre o investimento e, tudo isso, permite um maior controle sobre ações futuras. 

Além do mais, é possível modificar algumas ações no decorrer do planejamento, com relatórios periódicos, transferindo verbas de uma ação para outra. Por exemplo, se as ações de e-mail marketing estão dando mais retorno do que a mídia paga de posts patrocinados, os relatórios vão apontar isso. E, devido a flexibilidade que existe no marketing digital, você pode encerrar uma campanha de mídia paga de um lado para investir essa verba do outro… 

Atrair clientes com Fit Ideal

Para o marketing digital funcionar é preciso ter periodicidade e frequência, estabelecer a linguagem que dialoga com a sua persona, usar as ferramentas certas, entre outros fatores. Ou seja, não adianta tentar vender carne para vegano, entende? Aí não é uma questão de “o meu marketing digital não está funcionando”. Nesse caso, resumidamente falando, é a estratégia que está errada, entende? 

Esse foi só um exemplo do que consideramos “cliente com fit ideal”. As ferramentas do marketing digital possibilitam segmentação e filtros que servem como uma espécie de lapidação de público que chega até você. 

O marketing trabalha conduzindo a dança para o time de vendas conquistar o par. Em outras palavras, o conteúdo e as outras estratégias entregam a equipe de vendas o cliente que tem interesse no seu negócio, tem poder de decisão de compra, já entendeu que precisa da sua solução e precisa apenas que o time de vendas prove que sua empresa é a melhor opção. 

Aumentar a vendas 

Se as pesquisas apontam que no mundo existem em média cerca de 4 bilhões de pessoas conectadas à rede internacional de computadores e que mais de 80% dos usuários, no Brasil, já fizeram alguma compra pela internet; investir em marketing digital de maneira adequada certamente lhe trará retorno em vendas. 

Outro dado muito interessante é que mais de 70% das compras feitas, na internet ou não, foram pesquisadas na internet antes da decisão de compra. 

Ou seja, mesmo a pessoa que foi até o espaço físico para efetuar uma compra, pesquisou antes na internet. Em outras palavras, investir em marketing digital é a maneira mais eficaz de ganhar presença no universo digital e se destacar para vender, dentro ou fora dele.

Você vai ficar rico ou o seu negócio será o mais rentável do setor se você investir em marketing digital? Não podemos lhe assegurar sobre isso, mas sem dúvida, se você não investir, seu negócio tende a enfrentar sérias crises. 

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