Loja virtual que não vende: O que fazer?

A sua loja virtual tem ficado aquém de sua expectativa, não vendendo mais do que meia dúzia dos produtos disponíveis e, dessa maneira, trazendo mais prejuízo do que lucro? Devido a isso, você já não sabe mais o que fazer, porque, além de ter que se preocupar com essa situação, precisa quitar as dívidas com os fornecedores?

Caso esteja passando por esse desagradável momento, continue a leitura deste texto, pois nele reunimos algumas soluções que você pode adotar e, assim, fazer com que seu empreendimento online saia dessa situação e obtenha, dessa maneira, o sucesso que deseja. Acompanhe!

Loja virtual que não vende

1. Personalize o seu atendimento

Quando os especialistas dizem que o atendimento é o coração da empresa, não estão brincando. O atendimento, quando bem pensado e desenvolvido pela marca, pode não só atrair novos clientes, como também fidelizar os já existentes.

A dica que damos é que personalize o atendimento, de modo que com isso o seu negócio online se destaque em meio a um mercado que, como sabemos, é altamente concorrido.

Veja que o atendimento é composto por três fases: antes, durante e depois. Nos três momentos, é importante pensar em ações que surpreendam os consumidores e façam com que eles fiquem encantados e saibam que a sua marca se importa com a sua satisfação.

2. Inove na relação com o consumidor

Muitas empresas só se preocupam com a venda do produto, desprezando totalmente o consumidor após a consumação desse ato. Isso, além de ser um problema que a marca precisa resolver, faz com que ela não inove e nem consiga despertar o desejo de satisfação no cliente.

Ainda que o consumidor não acione a empresa para resolver problemas com produtos, quando esta envia e-mails, liga ou faz qualquer outro contato com o objetivo de saber se tudo está bem e se o cliente gostou do produto, ela inova e, certamente, entra na lista das empresas mais preferidas deste. O que é bom para ela, pois passa a vender mais, tendo assim receita no caixa para ampliar seus investimentos.

3. Invista em anúncios pagos

Investir em anúncios pagos é fundamental para quem atua no ambiente digital. Assim, recomendamos que adote essa solução, pois pode não só garantir visibilidade à sua marca, mas também aos seus produtos e serviços, resultando no aumento de sua receita.

É possível investir em anúncios pagos tanto nas redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube, quanto nos sistemas de buscas da web, a exemplo do Google Ads.

O bom é o que anúncio pago, neste último caso, aparece nas primeiras opções de busca do Google, fazendo assim com que sua marca fique bem posicionada e consiga vender mais.

4. Ofereça produtos de qualidade

Mais do que oferecer um bom atendimento, a empresa deve dispor de produtos de qualidade, que realmente possam fazer a diferença na vida dos clientes.

Veja que isso é fundamental para que a sua marca não passe a ocupar a lista das empresas mais criticadas nos sites de reclamação. Quando o cliente não se sente satisfeito com o produto comprado, ele pode não só acionar esses sites, como também postar nas redes sociais extensos depoimentos relatando a sua experiência negativa com a empresa, colocando assim em risco a imagem de seu negócio.

5. Aposte em marketing digital

O marketing digital surge hoje como uma solução excelente para a marca que deseja expandir seus negócios no ambiente digital. Quer dizer, não apenas expandir, mas também obter diferenciação competitiva, de modo que com isso passe a liderar, sobressaindo-se em relação à concorrência e ganhando a preferência dos consumidores.

O marketing digital dispõe de variadas ferramentas que podem fazer com que seu negócio não só conquiste tudo isso, mas também ganhe autoridade digital. Algumas delas são, por exemplo: landing page, e-mail marketing e marketing de conteúdo.

O primeiro tem por função principal converter visitantes em leads, o segundo faz parte da estratégia do primeiro, pois busca transformar os leads em clientes, ou seja, em oportunidades de negócios para a marca.

O marketing de conteúdo entra na lista de ações de marketing digital como de extrema importância para atrair possíveis clientes, oferecendo para isso conteúdos de qualidade em vídeo, texto, imagem, entre outros formatos, que realmente consigam captar a atenção do público alvo da marca.

6. Crie perfil nas redes sociais

Estar nas redes sociais não é mais uma questão de opção da marca. Apresenta-se hoje como fundamental para que ela cresça, seja lembrada e consiga fortalecer o relacionamento com os seus variados públicos.

As redes sociais, ao contrário da mídia tradicional, são de uso gratuito e pode ajudar o seu negócio a vender mais, visto que poderá colocar seus produtos e serviços em evidência.

São ambientes profundamente habitados. Apenas a título de curiosidade, o Facebook dispõe de mais de 2 bilhões de usuários, já o Instagram e YouTube, respectivamente, 1 bilhão e 1,8 bilhão. Isso mostra a potência desses espaços e, quando bem utilizados, podem ajudar a uma marca a obter sucesso rapidamente.

7. Invista na experiência do cliente

Muitos dos clientes deixam de consumar a compra de produtos e serviços pela demora no carregamento de páginas em sites de lojas. De igual modo, quando fazem um enorme esforço para procurar no site de uma loja produtos e serviços que desejam comprar.

Para que o cliente não desista da compra e tenha, assim, uma boa experiência em seu site, não poupe esforços para torná-lo um lugar agradável.

Invista em seu site, aplicando nele um design atraente e uma arquitetura que possibilite ao consumidor encontrar o que deseja com agilidade.

Com vimos, existem algumas soluções que você pode adotar para que o seu negócio online saia dessa e consiga, assim, se destacar e consequentemente vender mais. Além das que destacamos, você pode ainda investir em otimização SEO e tornar seu site responsivo, melhorando assim a experiência mobile do consumidor

Então, gostou deste texto? Esperamos que sim! Por que não aproveita o momento e confere outros artigos em nosso site? Faça isso e fique por dentro de vários conteúdos que vão lhe ajudar a gerir ainda melhor o seu negócio online!